PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • MIRIAM ARAÚJO NASCIMENTO Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/5872

Palavras-chave:

Docência, Arte, Processos, Tecnológicos, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como proposta refletir sobre a criação com enfoque para a articulação entre Processos Tecnológicos, Educação e Arte. Como parte da pesquisa de contextualização conceitual, base epistemológica que estamos desenvolvendo, discutimos a docência priorizando o saber emergente, desenvolvido no entrelaçamento entre ensino-pesquisa-extensão, essencial para enfatizar a questão de que a produção de sentidos-conhecimentos é recorrente dos processos de vida. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o percurso dos sujeitos e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos e de obras de arte e a própria composição do currículo sempre em processos criativos. Sendo que essas criações, seja na EJA – Educação de Jovens e Adultos, seja no ensino regular, constituem-se continuamente a partir das relações históricosocial, possuem caráter contextual, local, emergente, acontecimental e relacional. E, por isso mesmo, essas criações também provêm da relação do sujeito com suas experiências, com sua historicidade, com sua dinâmica interna e com a própria dinâmica do viver. A proposta deste estudo, todavia, evidencia que o ser humano em si mesmo teckné, se desenvolve num contexto de diálogo, transformação e criação, no qual cada um tem a possibilidade de experienciar, criar e ao mesmo tempo ampliar potencialidades geradas nas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MIRIAM ARAÚJO NASCIMENTO, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – Mpeja – Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Bolsista Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Especialista em Currículo de Formação Científica Tecnológica e Cultural - Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Especialista em História Social e Econômica do Brasil – Faculdade São Bento da Bahia (Fsbb). Licenciada em Desenho e Plástica – Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahia (Eba-Ufba). 

Referências

ANSELMO, Rener. A Linha da Formatividade na Bahia. Cultura Visual. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, Salvador, v. 1, n, 5. 2º Semestre. 2003. p. 104-114.

BARCELOS, Valdo. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis,RJ: Vozes. 2010

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 2000

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM,1998.

DANTAS, Tania Regina. Formação de professores em EJA: uma experiencia pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 147-162,jan./jun. 2012.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: RN EDUFRN. São Paulo: Paulus, 2010. p. 80-95.

DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo:Ed. UNEB, 2003.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Tradução L. L. deOliveira. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996

FURLANETTO, E. C. “Individualização historia de vida e formação”. In: BARBOSA, R. L. L.; PINAZZA, M. A. (Org.). Modos de narrar a vida: cinema, fotografia, literatura e educação. São Paulo: Cultura acadêmica. 2010

GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire. 2008

_________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez. 2003.

GARCIA, Roseli Amado da Silva. Em busca da essência: um pensamento plástico filosófico.Salvador: Editora da Faculdade Integrada da Bahia. FBI, 2003.

______. A produção artística e sua relação com as descobertas tecnológicas: uma breve apreciação. In: Norma Correa. (Org.). Artes visuais na Bahia. 1 ed. Salvador. J.J. Randam. 2003. p.71-76.

LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. Tecnologias intelectuais e educação: explicitando o princípio proposicional/hipertextual como metáfora para educação e o currículo. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 401-416, jul./dez. 2004.

______. Tecnologias inteligentes e educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, Bahia: FUNDESF, 2005.

______. Educação e contemporaneidade: processos e metamorfoses. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. p. 4-53.

LOWENFELD, V.; BRITTON, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou. 1977.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucivismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes. 2013.

MAY, Rollo. A coragem de criar. Tradução Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1975.

NÓVOA, Antonio; FINGER, Mattias. O método (auto) biográfico e a formação. Rio Grande do Norte: Ed. UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópoles: Vozes, 1987.

______. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campos, 1990.

PEREIRA, R. C. B.; PEREIRA, R. de O. A questão da docência no ensino superior. Juiz de Fora:Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa.UFJF

STANGOS, Nikos. Conceitos de arte moderna. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1991.

UCKER, Lílian; MARTINS, Raimundo. Escola: espaço/lugar onde os cotidianos são e estão sendo praticados. Goiânia: ANPAP, 2005. p. 430-440. 2 v.

VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Silvio Zamboni. 3. ed.São Paulo: Autores associados. 2006.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

ARAÚJO NASCIMENTO, M. . (2015). PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (33), 97-117. https://doi.org/10.26694/5872

Edição

Seção

Artigos