TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • EVÓDIO MAURÍCIO OLIVEIRA RAMOS Universidade Estadual de Feira de Santana
  • ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS Universidade Estadual do Ceará
  • MARINALVA LOPES RIBEIRO Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6104

Palavras-chave:

Docência Universitária, Formação pedagógica, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo é um recorte de um trabalho de dissertação de mestrado defendido em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde a maioria dos professores pesquisados apresentou lacunas na formação pedagógica para o exercício da docência universitária, aspecto que desencadeou motivação para nossos estudos nesse campo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto e os cenários da formação pedagógica necessária ao professor universitário. O debate sobre a temática foi realizado com base no exame teórico que recorre às formulações e discussões em torno das características da docência universitária tendo como referencial teórico de apoio os estudos de Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, entre outros, autores de referência que propõe a reflexão sobre a profissionalização docente. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico e documental de caráter exploratório numa perspectiva qualitativa. O artigo é organizado a partir de quatro eixos: 1. A caracterização da docência no contexto universitário; 2. O marco legal da inserção de profissionais nesse segmento de ensino; 3. A formação pedagógica em algumas experiências institucionais e; 4. A abordagem da temática nas produções de dissertações e teses nos últimos cinco anos. Concluímos que, apesar dos avanços identificados nas experiências institucionais e nas produções acadêmicas, ainda se constata entre os professores uma formação pedagógica deficitária necessária ao exercício da docência universitária, carecendo de maior investimento em pesquisas e iniciativas institucionais que visem consolidação de políticas de profissionalização docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EVÓDIO MAURÍCIO OLIVEIRA RAMOS, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação, Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia.  

ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Ceará/Ceará. 

MARINALVA LOPES RIBEIRO, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia. 

Referências

ALMEIDA, M. I. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

AQUINO, O. F.; PUENTES, R. V. Desenvolvimento profissional docente universitário: uma proposta de formação pela via do trabalho metodológico. In: NETO, A. Q.; ORRÚ, S. E. (Org.). Docência e formação de professores na educação superior: múltiplos olhares e múltiplas perspectivas. Curitiba: CRV, 2009. p. 109-127.

ARAUJO, A. de. Formação pedagógica docente: movimentos e iniciativas de instituições de ensino superior privadas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2014.

ASSUNÇÃO, C. G. de. Possibilidades e limites do programa de aperfeiçoamento de ensino para a formação pedagógica do professor universitário. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

AZEVEDO, A. F. de. O programa bolsa REUNI de assistência ao ensino como estratégia de formação para a docência universitária: perspectivas dos bolsistas da pós-graduação na UFRN. 2012.139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

BRASIL. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Lei n. 9.394 (LDB), de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

CAMARGO, M. P. de. Docência universitária e formação pedagógica: um olhar para a Universidade Estadual de Londrina. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2012.

CARREÑO, L. S. S. de M. Professor do ensino superior: discutindo as necessidades de formação pedagógica. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

CHAVES, A. P. Formação pedagógica no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2014.

COLASANTI, M. A moça tecelã. Ed. Global, 2004.

CONTE, K. de M. Espaço formativo da docência: um estudo a partir do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. 2013. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CUNHA, A. F. Docência superior em foco: articulações entre formação continuada, saberes e práticas pedagógicas. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina. 2010.

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara:Junqueira & Marin, 2005.

CUNHA, M. I. et al. O espaço da Pós-Graduação em Educação: Uma possibilidade de formação do docente da educação superior: Culturas e compreensões dos programas de Pós-Graduações em Educação. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; CAPES/CNPQ, 2010.

FORSTER, M. et al. Um lugar na formação de professores do ensino superior: estágio docência. In: CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; CAPES/CNPQ, 2010. p. 105-123.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporânea sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

LUCARELLI, E. Asesorías pedagógicas universitarias en contexto: investigadores asociados más allá de las fronteras. III Encuentro Nacional de Prácticas de Asesorías Pedagógicas Universitarias. La Matanza, 6 y 7 de setiembre, 2012.

MARASCHIN, M. L. M. Formação continuada do professor da educação superior promovida por ações institucionais. 2012. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Os trabalhos científicos e o estado da questão:reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, Fundação Carlos Chagas, v.15, n. 30, p.5-16, jul/dez., 2004.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez,2010.

Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: 2011-2015/ Universidade Estadual de Feira de Santana. – Feira de Santana: UEFS, 2013.

PONCE, R. F. Da prática à teoria. Da teoria à práxis: uma pesquisa intervenção com professores universitários sem formação pedagógica. 2010. 138 f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Monte Alegre. 2010.

RODRIGUES, M. A. P. Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa: Ciências da Educação, 2006.

SANTOS, M. H. A. dos. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. da (Org.). Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1996, p.145-155.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p.4-14, 1986.

SILVA, C. F. "Ações formativas" desenvolvidas em Universidades Federais Mineiras: estratégias de aprendizagem e (re)laboração dos saberes docentes?. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG. 2011.

SOUZA, M. E. G. Docente da educação superior e os núcleos de formação pedagógica. 2010.267 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília. 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os Professores face ao Saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

VANDERLEI, M. de O. T. Discursos sobre a prática: o processo de formação do professor do ensino superior sem a formação pedagógica. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2012.

VASCONCELLOS, V. A. S. Pedagogia universitária: o programa CICLUS e as significações imaginárias na formação continuada de professores universitários. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2011.

VEIGA, I. P. A. Universidade e desenvolvimento profissional docente: proposta em debate.Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.

VIEIRA, A. R. A formação de professores para o ensino de Administração baseado em competências: possibilidades e desafios. 2014. 362 f. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto,Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.

WERTHEIN, J.; CUNHA, C. Fundamentos da nova educação. Brasília: UNESCO, 2000.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

OLIVEIRA RAMOS, E. M. ., SABINO DE FARIAS, I. M. ., & LOPES RIBEIRO, M. . (2016). TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 263-288. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6104

Edição

Seção

Artigos