PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS

Autores

  • ALINE DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO Universidade Federal de São Carlos
  • FLÁVIA CRISTINA FIGUEIREDO COURA Universidade Federal de São Carlos
  • ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6103

Palavras-chave:

memorial de formação, narrativas, história de vida, experiência formadora

Resumo

Nesse artigo, buscamos compreender os desdobramentos das experiências rememoradas por uma doutoranda por meio da análise do seu memorial de formação. Para tanto, apresentamos o contexto de produção do memorial, bem como os aspectos gerais do relato, tendo em vista caracterizar seu percurso de vida e de formação. As análises permitiram identificar o memorial como uma narrativa com potencialidades para revelar as experiências formadoras na história de vida relatada. Essas experiências foram analisadas à luz do referencial teórico de Josso (2004), sobre a construção das experiências a partir de três modalidades de elaboração – ter, fazer e pensar sobre experiências. Com base nestes elementos, identificamos, no processo de leitura do memorial, situações em que o “pensar sobre experiências” ganhou destaque e possibilitou à doutoranda construir novas aprendizagens a partir de sua própria história. O referencial adotado nos possibilitou identificar a condição socioeconômica como fio condutor que entrelaça passado e presente e confere significado ao percurso formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALINE DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pedagoga da Universidade Federal de São Carlos.

FLÁVIA CRISTINA FIGUEIREDO COURA, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da . Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João del Rei. 

ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e Programa de PósGraduação em Educação da UFSCar.  

Referências

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús.; FERNANDÉZ, Manuel. La investigación biográficonarrativa e educación: enfoque y metodologia. Madri: Editorial La Muralla, 2001.

FLORES, M. A. Formação e Desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. Coimbra, PT: Almedina, 2014.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1999.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Tradução José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

MARCELO GARCIA, C. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, n. 30, p. 27-56, 2002.

OLIVEIRA, R. M. M. A.de. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 20, n.43, maio/agos. 2011.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, A. ., FIGUEIREDO COURA, F. C. ., & MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, R. M. . (2016). PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 247-262. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6103

Edição

Seção

Artigos