NOS VAGÕES DA HISTÓRIA: A MEMÓRIA DOS PARNAIBANOS SOBRE A ESCOLA DOS FERROVIÁRIOS NO PIAUÍ (DÉCADAS DE 1950 A 1980)

Autores

  • CLÁUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES Universidade Federal de Pernambuco
  • MARIA DALVA FONTENELE CERQUEIRA Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6098

Palavras-chave:

História, Educação, Memória, Ferroviários, Parnaíba (PI)

Resumo

A implantação do sistema ferroviário em Parnaíba gerou euforia entre os parnaibanos, que conviveram por mais de sessenta anos com os trens e com os benefícios sociais que ele gerou na região, entre os quais, destaca-se a escola que atendia a família dos ferroviários. Esta escola foi ignorada por muito tempo pelas narrativas históricas. O presente texto visa dar notoriedade para a relevância desta escola para os ferroviários e para a história da educação no cenário parnaibano e piauiense. A pesquisa trabalhou com fontes históricas escritas – documentais e hemerográficas - e com relatos orais dos sujeitos históricos envolvidos com a configuração histórica em apreço por meio da metodologia da História Oral, visando acionar as memórias dos ferroviários e de seus familiares sobre esta escola. Isso possibilitou entender sobre a criação deste estabelecimento escolar e sua inserção na sociedade parnaibana, o status da escola, o prestígio social usufruído por seus funcionários e estudantes, bem como a formação do quadro docente e, assim, entender um pouco sobre a história da educação do período. Para tanto, manteve interlocução teórica com as pesquisas de Walter Benjamin, Michel de Certeau, Pierre Nora e Francisco Hardman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLÁUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí e coordenadora de História PIBID/UFPI/CAPES da Universidade Federal do Piauí, atuando na Pós-graduação em História do Brasil e no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. 

MARIA DALVA FONTENELE CERQUEIRA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Licenciada em História pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Professora da Secretaria de Estado da Educação – Seduc (PI).

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar. Textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

ALMANAQUE da Parnaíba, Parnaíba, 1944.

ALMANAQUE do Cariri, Teresina, 1952.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução: Paulo Soeth. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras Escolhidas, vol. I). São Paulo: Brasiliense, 1994.

CASTELO BRANCO, Renato. Tomei um Ita no Norte (memórias). São Paulo: L.R. Ed., 1981.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 - artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

ESTRADA de Ferro - Festa Cívica. A Semana, Parnahyba, anno I, n. 2, p. 01, 26 de nov. de 1916.

FONTINELES, Cláudia Cristina da Silva. O Recinto do Elogio e da Crítica: maneiras de durar de Alberto Silva na memória e na história do Piauí. 2009. 374 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

GINZBURG, Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das letras, 1989.

HARDMAN, Francisco Foot. Trem-Fantasma: a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

LIMA, Maria Helena Brandão. Entrevista concedida a Maria Dalva Fontenele Cerqueira, Parnaíba 17 de novembro de 2013.

NASCIMENTO, Raimundo Ribeiro. Entrevista concedida a Maria Dalva Fontenele Cerqueira. Parnaíba, 06 de abril de 2014.

NORA, Pierre. Le lieux de mémorie, v. 2. Paris: Quarto Gallimnard, 1997.

PELA E. F. Central do Piauí. O Piauí, Teresina, ano 62, n. 753, p. 02, 24 de jan. 1952.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p.200-212, 1992.

REBELO, Goethe Pires de Lima. Tempos que não voltam mais: crônicas sobre a Parnaíba antiga.Rio de Janeiro: ADOIS, [s.d].

REZENDE, Antonio Paulo. A complexa cartografia instável dos sentimentos. Disponível em A astúcia de Ulisses, em 26/07/2012. Consultado em 05/10/2015.

BRILHANTE discurso do Jornalista Batista Leão, Chefe de Relações Públicas do EFCP. Revista Contemporânea, Fortaleza, ano XXI, n. 103, p. 28-29, set./out. 1960.

RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar, 20. ed.Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SILVA, Vicente de Paula Araújo. Entrevista concedida a Maria Dalva Fontenele Cerqueira, Parnaíba 09 de abril de 2014.

SOUZA, Evangelina Maria Silva e. Entrevista concedida a pesquisadora Maria Dalva Fontenele Cerqueira, Parnaíba 10 de novembro de 2014.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

DA SILVA FONTINELES, C. C. ., & FONTENELE CERQUEIRA, M. D. . (2016). NOS VAGÕES DA HISTÓRIA: A MEMÓRIA DOS PARNAIBANOS SOBRE A ESCOLA DOS FERROVIÁRIOS NO PIAUÍ (DÉCADAS DE 1950 A 1980). Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 41-56. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6098

Edição

Seção

Artigos