NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • JOÃO CARLOS DA SILVA Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6099

Palavras-chave:

História da educação, Fonte, Memória

Resumo

Este artigo aborda a memória em seu aspecto social como lócus para entender a história da educação, abrindo possibilidades de diálogos na análise do passado, prenhe dos acontecimentos humanos, face às tendências contemporâneas do debate historiográfico. Grupos de pesquisadores em diferentes regiões do Brasil, vinculados aos Programas de Pós-graduação têm-se dedicado nos estudos sobre a memória, buscando diálogos com a história da educação. Os arquivos constituem-se espaços essenciais para construção da memória individual e coletiva, evidenciando a memória de diferentes sujeitos. O estudo do passado prescinde das fontes, mediante sua localização, preservação e catalogação, necessárias para preservação da memória. O objeto em tela pontua as memórias existentes e os elementos que as constituem a partir Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Ricoeur (2007) e Lombardi (2004). Os arquivos e as fontes permitem encontrar e reconhecer o processo de construção coletiva sobre a História da Educação. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes e do entrelaçamento dos aspectos teóricos envolvidos. O ofício do historiador da educação consiste em fazer suas fontes falarem dos homens e sobre da sociedade que as produziu. O confronto entre história e memória e história da educação revela um potencial de novas possibilidades de pesquisas a ser explorado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOÃO CARLOS DA SILVA, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professor do Colegia do de Pedagogia e do Mestrado em educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Cascavel. Pós doutorando em educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB - Vitoria da Conquista. 

Referências

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Ed.USC, 2006.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994b. p.197-221.

BLOCH, Marc. Introdução à História. 2. ed. Lisboa, PT: Europa América, 1974.

BLOCH, Marc. Apologia a história, ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.

BURKE, Peter. A escrita da história. Lisboa, PT: Difel, 1992.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1994.

LOPES, Eliana Marta; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro:DP&A, 2001.

LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura de (Org.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004.PENN, Lincoln de Abreu. História, uma História: memória e conhecimento. Rio de Janeiro: E. Papers, 2009.

SCHAFF, Adam. História e Verdade. Tradução Maria Paula Duarte. São Paulo, Martins Fontes, 1995.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

DA SILVA, J. C. . (2016). NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 05-21. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6099

Edição

Seção

Artigos