O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • PETERSON FERNANDO KEPPS DA SILVA Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • LAVÍNIA SCHWANTES Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Radiações solares, ensino, pesquisa bibliométrica

Resumo

Mapear informações da produção científica e acadêmica se faz necessário para a construção de um trabalho de pesquisa e escrita como uma dissertação ou tese. Neste sentido, o presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em algumas bases de dados digitais. Objetivamos quantificar, por meio desta busca, os trabalhos que envolvem as radiações solares e sua articulação com o ensino, e também analisar qualitativamente estas pesquisas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliométrica. A análise quantitativa permitiu perceber que existem poucos materiais envolvendo radiações solares e ensino. Com a análise qualitativa, percebemos que as produções que envolvem radiação solares e ensino são produzidas por autores do campo da Física, tendo por enfoque a física e não o efeito biológico das radiações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PETERSON FERNANDO KEPPS DA SILVA, Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Especialista em Educação com ênfase nos ensinos Fundamental II e Médio; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

LAVÍNIA SCHWANTES, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências/FURG. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

INCA, Instituto Nacional do Câncer. Brasil. Ministério da Saúde. Estimativas da incidência e mortalidade por câncer no Brasil: 2007. Rio de Janeiro, 2013.

MEDEIROS, R. Elaboração de Um Material de Apoio Didático e Paradidático para o Ensino de Física das Radiações no Ensino Médio e Técnico. 2011. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.

MIRANDA, A. C. D; FACHIN, G. R. B. (2009) Gestão do conhecimento e temas relacionados: Uma análise através da base library and information science abstracts – lisa. Biblos, Rio Grande, V. 23, p.247-258, 2009.

PRESTES, M; Primeiras Reflexões com o Auxílio da Disciplina Princípios e Sistemas na Busca da Aprendizagem Significativa para o Ensino de Física das Radiações. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 7, p. 73-98, jan/jun. 2008a.

PRESTES, M; CAPPELLETTO, E; Aprendizagem Significativa no Ensino de Física das Radiações: Contribuições da Educação Ambiental. Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 20, p. 180-194, jan/jun. 2008b.

PRESTES, M.; CAPELLETTO, E.; SANTOS, A. C. K. Concepções dos estudantes sobre radiações. In: XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: UTFPR 2008c. p. 1-12. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/1042/Concep%C3%A7%C3%B5es%20dos%20estudantes%20sobre%20radia%C3%A7%C3%B5es%20(no%20prelo).pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 nov. 2015.

PRITCHARD, 1969. P.157. In: SANTOS; KOBACHI. Bibliometria, Cientometria, Infometria: conceitos e aplicações. Revista Pesquisa brasileira em Cientometria e Infometria, Brasília, v.2, n.1, p.155-172, 2009.

OLIVEIRA, D. Oficina Interdisciplinar de Radiações dos Subprojetos Pibid/Química e Pibid/Física da UFRGS: Uma Proposta Interdisciplinar?. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

KEPPS DA SILVA, P. F. ., & SCHWANTES, L. . (2016). O ENSINO DAS RADIAÇÕES SOLARES: UM PANORAMA QUALI-QUANTITATIVO DE ESTUDOS DO TEMA INTERDISCIPLINAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 322-342. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1248

Edição

Seção

Artigos