O PROFESSOR, SUA FORMAÇÃO E A EXPRESSÃO DA CONDIÇÃO DE SUJEITO EM SEU TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • LUCIANA DA SILVA OLIVEIRA Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • MARIA CARMEN VILLELA ROSA TACCA Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Formação docente, Trabalho Pedagógico, Condição de sujeito do professor

Resumo

Esse trabalho é oriundo de processo investigativo sobre o professor, seu processo de formação e sua prática. Identifica-se que muitas das propostas destinadas à formação docente têm um formato préestabelecido, cujas iniciativas de formação vão de encontro com as necessidades docentes e de seu trabalho pedagógico. Assim, objetivou-se compreender a formação docente e suas relações com o trabalho pedagógico do professor. A pesquisa baseou-se na Epistemologia Qualitativa de González Rey, com seus princípios norteadores tais como o processo comunicativo, dialógico e construtivo-interpretativa. Os instrumentos utilizados durante o estudo consistiram-se em: observação, entrevista semiestruturada, completamento de frases e redação com os participantes. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal, que estavam em regência de turmas nos anos iniciais do ensino fundamental e participando de curso de formação continuada (ARROYO, 2007; FACCI, 2004; GATTI, 2013; PIMENTA, 2005; VEIGA, 2012). Com base nas suas avaliações a respeito do curso, existia a tendência a refletir e personalizar muitas das informações que se relacionavam com o trabalho pedagógico realizado por elas. Assim, as ações formativas efetivas para o professor são aquelas que demandam o posicionamento dele como sujeito de sua formação e de sua ação (GONZÁLEZ REY, 2005). A ação formativa, comumente direcionada para a perspectiva de mera preparação, nega o docente, sua história e sua trajetória profissional, baseando-se na ideia de uma forma única ou modelo referendado de ensinar bem, anulando e desconsiderando o professor e sua experiência atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIANA DA SILVA OLIVEIRA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF.

MARIA CARMEN VILLELA ROSA TACCA, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia. Universidade de Brasília – UnB. 

Referências

ANDRADA, Luana Pimenta de. O professor na psicologia histórico-cultural: da mediação à relação pedagógica. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Área de concentração de Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília: 2006.

ARAÚJO, Catarina Pereira de. O trabalho conjunto entre docentes: uma possibilidade de mudanças na prática pedagógica. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Área de concentração de Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília: 2010.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Caderno Cedes, Campinas: v. 27, n. 72, p. 157-176, ago. 2007.

______. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 14ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

GALLERT, Adriana Ziemer. A produção de sentidos subjetivos dos professores no enfrentamento das adversidades da docência. 2010. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Área de concentração de Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília: 2010.

GATTI, Bernardete A. Valorização da docência e avaliação do trabalho docente: o papel da avaliação participativa em um contexto institucional. In: ______ (Org.). O trabalho docente: avaliação, valorização e controvérsias. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. p. 153-176.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Epistemología Cualitativa y Subjetividad. São Paulo: Educ, 1997.

______. O sujeito, a subjetividade e o outro na dialética complexa do desenvolvimento humano. In: SIMÃO, Lívia Mathias; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina (Org.). O outro no desenvolvimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

______. (2002). Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. 1ª reimpressão da 1ª edição de 2003. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. 1ª reimpressão da 1ª edição de 2005. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

______. Pesquisa qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. 2ª reimpressão da 1ª edição de 2005.São Paulo: Cengage Learning, 2011a.

______. El pensamiento de Vigotsky: contradicciones, desdoblamientos y desarrollo. México: Trillas, 2011b.

______. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo: v. 38, n. 1, p. 1-15, mar. 2012.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

LIVEIRA, Luciana da S.; MADEIRA COELHO, Cristina M. O sujeito da ação docente: tensão entre ações mobilizadoras e paralisadoras. In: CONGRESSO NORTENORDESTE DE PSICOLOGIA, 8., 2013, Ceará. Anais... Fortaleza, Ceará: Universidade Federal do Pará, 2013.

OLIVEIRA, Luciana da S. O professor e sua formação: aspectos constitutivos desse processo. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Área de concentração de Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação. Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília: 2014.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo: v. 31, n. 3, p. 521-539, dez. 2005.

REIS JUNIOR, Osmar Domingos dos. Subjetividade e formação docente: os sentidos subjetivos que configuram o ver-se como professor. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas: 2009.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro: v. 15, n. 45, p. 422-433, dez. 2010.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro: v. 14, n. 40, p. 143- 155, abr. 2009.

TACCA, Maria Carmen Villela Rosa (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. 2ª ed. Campinas: Átomo e Alínea, 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TUNES, Elizabeth (Org.). Sem escola, sem documento. Rio de Janeiro: E-papers serviços editoriais ltda., 2011.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. As práticas avaliativas e a organização do trabalho pedagógico. 1993. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas: 1993.

______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, L. ., & VILLELA ROSA TACCA, M. C. (2016). O PROFESSOR, SUA FORMAÇÃO E A EXPRESSÃO DA CONDIÇÃO DE SUJEITO EM SEU TRABALHO PEDAGÓGICO. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 260-283. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1245

Edição

Seção

Artigos