NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO

Autores

  • ANTONIA EDNA BRITO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Alfabetização, Pesquisa Narrativa, Prática Docente

Resumo

O presente estudo apresenta resultados da pesquisa intitulada: Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: histórias singulares, tendo como objetivo geral analisar as trajetórias de vida profissional de professoras alfabetizadoras para rememorar, numa perspectiva crítico-reflexiva, a produção de seus saberes e fazeres, bem como suas concepções acerca da alfabetização e do ser alfabetizadora. As discussões empreendidas no estudo apoiam-se em autores, tais como: Brito (2007); Cagliari (2010); Soares (2000); Galvão (2005), Kleiman (1998), Bertaux (2010), entre outros. Esses autores indicam que a formação de professores para os anos iniciais de escolarização tem avultado, no atual contexto sócio educacional, como uma tarefa complexa e desafiante. Essa formação configura-se como um processo que requer reflexão crítica acerca das competências e dos saberes requeridos para uma competente atuação no âmbito da prática pedagógica. No que concerne aos aspectos metodológicos trata-se de investigação qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa. A pesquisa tem como contexto uma escola pública que atua nos anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo como interlocutoras cinco professoras alfabetizadoras, que se encontram em efetivo exercício da profissão. No desenvolvimento da pesquisa constatamos que as professoras, no percurso da prática docente, produzem modos de ser alfabetizadoras e reelaboram suas concepções de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIA EDNA BRITO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e Especialista em Alfabetização e Planejamento Educacional (UFPI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983). Professora da Universidade Federal do Piauí. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização docente em Pedagogia (NUPPEd). Coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/UFPI.

Referências

BERTAUX, D. Narrativa de vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010.

BRITO, A. E. Os saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 185f. Tese (Doutorado em Educação).

______. Prática pedagógica alfabetizadora: a aquisição da língua escrita como processo sociocultural. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44/4, nov. 2007.

BRITO, A. E; LIMA, M. da G. S. Pesquisa Narrativa: entre a escrita, a formação e a reflexão. In: CARVALHO, M. V. C. de (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas. Curitiba:CRV, 2011.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização: o duelo dos métodos. In: SILVA, E. T. (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

CARVALHO, D. L. de. A matemática no alfabetismo funcional. In: SILVA, E. T. (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

DALLA ZEN, M. I. H. Eles já são alfabetizados: dando continuidade ao processo. In: DALLA ZEN, M. I. H.; XAVIER, M. L. M. Alfabeletrar: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Mediação, 2010.

DI NUCCI, E. P. Alfabetizar letrando: um desafio para o professor. In: LEITE, S. A. (Org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas, SP: Komedi Artes Escritas, 2008.

FRADE, I. C. A. da S. Alfabetização na escola de noves anos: desafios e rumos. In: SILVA, E. T. (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995.

_____. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, R. (Org.).Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

MACIEL, F. I. P.; LÚCIO, I. S. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, M. L.; MACIEL, F. I. P.; MARTINS, R. M. F (Org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica: CEALE, 2008.

MOLL, J. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 2009.

ROJO, R. O letramento na ontogênese: uma perspectiva socioconstrutivista. In: ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de letras, 1998.

_____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SOARES, M. B. Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

_____. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ______. A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

EDNA BRITO, A. . (2016). NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS BEM SUCEDIDAS: A PRÁTICA DOCENTE COMO OBJETO DE ANÁLISE E REFLEXÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 105-121. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1238

Edição

Seção

Artigos