POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS

Autores

  • ELMIR DE ALMEIDA Universidade de São Paulo
  • TIAGO HENRIQUE DA SILVA RAMOS Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Professores do ensino fundamental, Geração, Trocas intergeracionais, Formação continuada em serviço

Resumo

O texto baseia-se em resultados de pesquisa acadêmica que investigou o encontro de duas gerações distintas de professoras, vinculadas a uma mesma instituição pública de ensino fundamental, visando a compreender os conteúdos das trocas socializadoras e formativas que elas empreendem no interior do mundo escolar. O campo empírico do estudo foi um estabelecimento público de ensino fundamental, situado no interior nordeste do Estado de São Paulo; naquele universo dialogamos com duas distintas gerações de docentes: a geração adulta e a jovem geração de docentes. Além do fator etário, à apreensão das docentes como partícipes de gerações distintas, consideramos vivências pertinentes à escolarização básica das docentes e também seus processos de formação inicial para o exercício do magistério, nas circunstâncias e temporalidades históricas, sociais e políticas que eles ocorreram na sociedade brasileira. De natureza qualitativa, a pesquisa beneficiou-se de aportes teóricos encontrados em obras de autores vinculados aos domínios da Educação e da Sociologia. A observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação de formulário com questões abertas e fechadas e a realização de “entrevista reflexiva”, foram as atividades de campo mais utilizadas. Na análise dos resultados obtidos nas diferentes etapas do estudo, pudemos compreender que a partir dos laços e experiências que tecem conjuntamente sob um mesmo teto, elas produzem e reproduzem respostas às demandas e aos problemas do cotidiano escolar, aqueles que elas consideram ser os mais desafiadores nas interações sociais com os alunos, nas relações de ensinoaprendizagem em sala de aula, no emaranhado de relações administrativas e burocráticas que invadem o mundo da escola e nas interações com as famílias de origem das crianças-estudantes que educam. Entretanto, os resultados do estudo também evidenciaram que os conteúdos das trocas que as docentes conformam não possuem potência suficiente para produzirem respostas às inquietações que partilham quanto às mudanças sociais, culturais e geracionais que invadem a escola, provocando, entre outras situações, a perda da centralidade da educação escolar na formação das novas gerações de estudantes, e o que denominaram de “desvalorização” da figura e da autoridade do professor na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELMIR DE ALMEIDA, Universidade de São Paulo

Professor-Doutor da Universidade de São Paulo – USP. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP. Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC. Programa de Pós-Graduação em Educação. 

TIAGO HENRIQUE DA SILVA RAMOS, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP da Universidade de São Paulo – USP. 

Referências

ATTIAS-DONFUT, C.; LAPIERRE, N. La dynamique de les générations. Communications, n. 59, p. 5-13, 1994.

AZANHA, J. M. P. Proposta pedagógica e autonomia da escola, 1998. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/acervo_jmpa/PDF_SWF/78.pdf. Acesso em: mar. 2014.

______. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 2, p. 369-378, maio/ago. 2004.

______. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: SENAC, 2006.

BOURDIEU, P. La ‘jeunesse’ n’est qu’un mot. In: BOURDIEU, P. Questions de sociologie. Paris, FR: Les Éditions de Minuit, 2002. p. 143-154.

BRASIL. Lei Federal n. 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf. Acesso em: 30 out.2014.

______. Lei Federal n. 5692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2ºgraus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l5692_71. htm>. Acesso em: 30 out.2014.

______. Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 15 abr. de 2015.

______. Lei Federal n. 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm>. Acesso em: 30 out. 2014.

CÂNDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. Educação e Sociedade: leituras de Sociologia da Educação. São Paulo: Nacional, 1964. p. 107-128. EISENSTADT, S. N. De geração a geração. São Paulo: Perspectiva, 1976. (Coleção Estudos, 41).

FEIXA, C.; LECCARDI, C. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Revista Sociedade e Estado, v. 25, n. 2, maio/ago. 2011.

FORQUIN, J. Relações entre gerações e processos educativos: transmissões e transformações. Congresso Internacional Co-Educação de Gerações. SESC São Paulo: outubro 2003.

FUSARI, J. C. A educação do educador em serviço: o treinamento de professores em questão. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1988.

______. Formação contínua de educadores – Um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 1997.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. (Coord). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GUIMARÃES, V. S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.

LIMA, V. M. M. A formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2007.

MANNHEIM, K. El problema de las geraciones. Revista Española de investigaciones sociológicas, n. 62,p. 193-244, 1993.

MEAD, M. Le fossé des générations, Paris, FR: Editions Denoël, 1971.

NAKANO, M. Jovens no encontro de gerações: democracia e laços solidários no mundo do trabalho. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo,2004.

NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa, PT: Dom Quixote, 1992.

_____. Professores – imagens do futuro presente. Lisboa, PT: Educa, 2009.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.

ORTEGA Y GASSET, J. “La idea de las generaciones”, El tema de nuestro tiempo, Obras completas. Revista de Occidente, Madri, v. 3, p. 145-156, 1966.[The modern theme, Nova York: Harper & Row,1961]

PIMENTA, S. G. Funções Sócio-Históricas da Formação de Professores da 1ª a 4ª Série do 1º Grau, 1992. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias03_p035-044_c.pdf>. Acesso em: 24 maio 2013.

______. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89,jul./dez. 1996.

______. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. In: ROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. (Eds.). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 9-50.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88,maio/jun./jul./ago. 2000.

TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 73, dez. 2000.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

DE ALMEIDA, E. ., & DA SILVA RAMOS, T. H. . (2016). POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANTE TROCAS INTERGERACIONAIS . Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 81-104. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1237

Edição

Seção

Artigos