PROFESSORAS INICIANTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TECENDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • JOELSON DE SOUSA MORAIS Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO Universidade Federal do Piauí
  • NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Professoras iniciantes, Cotidiano escolar, Identidade profissional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como se constituem as identidades profissionais de professoras iniciantes no cotidiano escolar. Para tanto, partimos do seguinte problema de pesquisa: como as professoras iniciantes constituem suas identidades profissionais que são tecidas nas suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar? No intuito de responder essa questão, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual primamos como métodos de investigação as narrativas, relatos orais e observações no cotidiano de três professoras iniciantes do Ensino Fundamental da rede pública do município de Caxias-MA. Assim, este estudo fundamenta-se em teóricos como: Nóvoa (2000); Salgado, Antezana (2013) e; Guimarães (2004) que aprofundam acerca das identidades docentes; enquanto Delory-Momberger (2008), Bolívar; Domingo; Fernandez (2001), contribuem com o método da narrativa; já Certeau (2012), Oliveira; Sgarbi (2008) e Oliveira (2008a; 2008b; 2012) nos elucidam sobre os estudos do cotidiano, entre outros. Os resultados deste trabalho apontam que as identidades docentes não são fixas, prontas e acabadas, mas, flexíveis, abertas e em permanente construção. Revelações essas evidenciadas pelos sujeitos pesquisados, uma vez que suas identidades decorrem de múltiplas experiências e se tecem em meio aos inúmeros contextos de formação, vivenciados cotidianamente pelas professoras. É mediante o entrelaçamento desses contextos de formação, que se materializam a construção de variados e diferentes saberes e saberesfazeres necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

JOELSON DE SOUSA MORAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professor Substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CCE) da Universidade Federal do Piauí-UFPI; Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA. 

FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI; Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual Maranhão – UEMA; Coordenadora Pedagógica e Formadora da Secretaria Municipal de Educação de Caxias – MA. Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA.

NADJA REGINA SOUSA MAGALHÃES, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Mestre em Educação pelo Programa de PósGraduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Municipal de Caxias – MA. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Leste Maranhense – FALMA. 

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

DE SOUSA MORAIS, J. ., CARVALHO DO NASCIMENTO, F.-L. S. ., & SOUSA MAGALHÃES, N. R. . (2016). PROFESSORAS INICIANTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TECENDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 42-63. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1235

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