LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA Universidade do Minho
  • GISLENE APARECIDA DA SILVA BARBOSA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7580

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Sequência didática, Formação continuada

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sustentado nas ações desenvolvidas, em 2013, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, realizado no polo de Presidente Prudente/SP, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores com o objetivo de redirecionar as ações da escola básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O polo de formação em Presidente Prudente realizou, com professores de 67 municípios paulistas, estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da produção de texto pelo uso, respectivamente, das Estratégias de Leitura (GIROTTO e SOUZA, 2010) e da Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Ambos os procedimentos organizam, sistematicamente, atividades escolares que permitem ao professor planejar etapa por etapa de atuação pedagógica e permitem ao aluno compreender as minúcias que envolvem o processo de ler e de produzir textos. O processo formativo de professores durante o curso de Língua Portuguesa visou ao desenvolvimento de capacidades nos docentes, os quais foram compreendidos como sujeitos essenciais para a melhoria do processo de alfabetização nas escolas. O objetivo do relato é o de socializar as ações formativas realizadas pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores, sobre estratégias de leitura e sequência didática, destacando o desenvolvimento de projetos de práticas de leitura e produção textual, desenvolvidos com alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Presidente Prudente/SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA, Universidade do Minho

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora visitante da Universidade do Minho. Professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

GISLENE APARECIDA DA SILVA BARBOSA , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Faculdade de Presidente Prudente e de Educação Básica na Escola Estadual Professor Arlindo Fantini.

Referências

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. Materiais disponíveis em: http://pacto.mec.gov.br/opacto.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. (Orgs). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 7. reimp. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2004.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 6.ed. Campinas: Pontes, 1998.

GIROTTO, C. G. G. S. e SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J.; MENIN, A. M. C. S.; ARENA, D. B. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 45-114.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. BRANDÃO, H. M. B.; EVANGELISTA, A. A. M.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 17-48.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

DE SOUZA, R. J. ., & DA SILVA BARBOSA , G. A. . (2017). LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 132-148. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7580

Edição

Seção

Artigos