ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA

Autores

  • ROSIANE ROCHA OLIVEIRA Universidade do Estado da Bahia
  • EDMERSON DOS SANTOS REIS Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7579

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Livros Didáticos, Linguagem Contextualizada

Resumo

O presente trabalho traz uma reflexão sobre as contribuições dos gêneros textuais presentes nos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) para a aprendizagem contextualizada do educando. A pesquisa foi realizada com base em análise dos livros didáticos “Conhecendo o Semiárido 1 e 2” e entrevista com as autoras desse material. Em suma pode-se avaliar a presença diversificada de gêneros textuais nesses livros didáticos, com o intuito de trazer em sua essência a desconstrução de conceitos estereotipados historicamente estigmatizados sobre as realidades do Semiárido Brasileiro. A proposta central do trabalho é a abordagem de uma Educação Contextualizada, enquanto elemento de reorientação curricular que possobilite aos sujeitos conhecer suas realidades através dessa variedade de gêneros textuais percebendo-se enquanto sujeitos de atuação do seu processo de ensino/aprendizagem. Apesar de o trabalho ter um foco que se pauta pelas novas lingugens utilizadas nos materiais analisados, não nos eximimos de trazer uma categórica análise histórica do processo de formação do Semiárido Brasileiro em suas condições políticas e sociais, bem como ventilamos discussões sobre Educação Contextualizada enquanto proposta de reorientação curricular, uma vez que essas temáticas são pontos cruciais que contribuem para a produção de um material didático contextualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSIANE ROCHA OLIVEIRA, Universidade do Estado da Bahia

Mestra e especialista em Educação, pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Selo Editorial RESAB. Professora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina/PE.  

EDMERSON DOS SANTOS REIS, Universidade Federal da Bahia

Doutor, mestre e pedagogo pela Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia. Coordenador do Programa de Pós- Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da Universidade do Estado da Bahia.  

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, jul. 1934. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/.htm. Acesso em: 21/03/2015.

______. Decreto-Lei no 93/1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Diário Oficial da União. 27/12/1937, p. 25586. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-93-21-dezembro-1937-350842-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em:21/03/2015.

BRASIL. Portaria nº 2.963 de 29 de Agosto de 2005, Dispõe sobre as normas de conduta para o processo de execução dos Programas do Livro.Publicação no DOU 167, de 30/08/2005.Disponível em: http://www.fnde.gov.br/arquivos. Acesso em: 21/03/2015.

CARDOSO, J. M. O.de C. O ser sertanejo a partir de vários outros olhares: olhos que avistam o sertão dentro da escola. In: Múltiplos espaços para o exercício da contextualização. Selo Editorial RESAB: Juazeiro/BA, 2009.

CARVALHO, Luzineide Dourado e SCHISTEK, Harald. A formação histórico-geográfica do Semiárido Brasileiro. In: Educação e Convivência com o Semiárido: Reflexões por dentro da UNEB. Juazeiro: UNEB/NEPEC-SAB/MCT/CNPQ/INSA/Selo Editorial RESAB, 2011

CORACINI, M. J. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes,2011.

FARIA, A. L. G. de. Ideologia no livro didático. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FEIJÓ, J. A. AMORIM, F. M. RODRIGUES Y. K. S. Políticas públicas de provisão para os Livros Didáticos no Brasil: histórico e estudo de caso. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB. 2012

FILGUEIRAS, J. M. A Educação Moral e Cívica e sua produção didática: 1969-1993. Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

GALUCIO, A. L. X. Civilização Brasileira e Brasiliense: trajetórias editoriais, empresários e militância política. Trabalho de Conclusão de Curso, Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, 2009.

GAZOLA, D. TEIXEIRA, T. S. HILGEMANN, C. M. A abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos. REVISTA DESTAQUES ACADÊMICOS, VOL. 4, N. 2, 2012 -CCHJ/UNIVATES.

LANDNER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina: 2005.

LINS, C. M. A.; SOUSA, E. F.; & PEREIRA, V. A. Educação para a convivência com o SemiÁrido: a proposta de elaboração de um livro didático. In: Educação para a convivência com o Semi-Árido: reflexões teórico-práticas. Selo Editorial RESAB: Juazeiro/BA, 2006.

LINS, C. M. A. Conhecendo o Semiárido 1 e 2: Narrativas de uma experiência. Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal da Bahia. Salvador/BA, 2010.

LINS, C. A. Livros didáticos contextualizados conhecendo o Semiárido 1 e 2: aspectos políticos/pedagógicos no percurso de elaboração. In: Educação Convivência com o Semiárido: Reflexões por dentro da UNEB. Juazeiro: UNEB/NEPEC-SAB/MCT/CNPQ/INSA/Selo Editorial RESAB, 2011.

______. Algumas anotações – reflexões sobre a Educação Contextualizada a partir da experiência da feitura dos livros “Conhecendo o Semiárido 1 e 2”. In: Educação Contextualizada: fundamentos e práticas. Edmerson dos Santos Reis e Luzineide Dourado Carvalho (Orgs.). Juazeiro/BA. UNEB/NEPEC-SAB/MCT/CNPQ/INSA/Selo Editorial RESAB, 2012. LINS, D. Mangue’sschool ou por uma pedagogia rizomática. Campinas: Educação &.Sociedade, vol. 26, n. 93, p. 1229-1256, set - dez 2005.

MANTOVANI, K. P. O Programa Nacional do Livro Didático: Impactos na qualidade do Ensino Público. Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo: 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade.In: Gêneros textuais e ensino. DIONISIO, Angela Paiva. MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

______. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARTINS, J. da S. Anotações sobre a interação em rede. In: Educação para a Convivência com o Semiárido: Reflexões teórico-práticas. 2ª ed.Juazeiro/BA: Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, Selo Editorial RESAB, 2006.

MACEDO, R. S. Atos de currículo formação em ato?: para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. Ilhéus: Editus, 2011.

MALVEZZI, R. Semi-Árido – uma visão holística. Brasília: CONFEA, 2009.

MENEZES, D. O outro Nordeste: ensaios obre a formação social e política do Nordeste da “Civilização do couro” e suas implicações históricas nos problemas gerais. 2 Ed. Rio de Janeiro: Artenova, 1970.

MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PEREIRA, V. A. O livro didático no cotidiano da prática pedagógica de professoras: usos que se revelam no semiárido brasileiro. Teresina: 2012. Dissertação de Mestrado.

PIMENTEL, A. O elogio da convivência e suas pedagogias subterrâneas no Semi-Árido Brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso, Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. In: Revista Novos Rumos 2002.

REIS, E. dos S. Para além de experiências educativas inovadoras...políticas públicas educacionais contextualizadas. In: Tecendo saberes em Educação, cultura e Formação. Selo Editorial RESAB: Juazeiro/BA, 2007.

______. Educação para a Convivência com o Semiárido: Desafios e possibilidades. In: Semiárido Piauiense: Educação e Contexto. INSA. Campina Grande: 2010.

______. Reflexões por dentro da UNEB. Juazeiro: UNEB/NEPEC/Selo Editorial RESAB, 2011.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SACRISTÁN, J. G. Currículo e Diversidade Cultural. In: SILVA, T. T. da. & MOREIRA, A. F. (Org.). Territórios contestados – o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 3ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.

SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3ª.ed. São Paulo:Cortez, 1997.

SANTOS, J. M. dos. Tecnologias para o Semiárido. In: Semiárido Piauiense: Educação e Contexto. INSA. Campina Grande: 2010.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Editora Autores Associados, 1996.

REIS, E. dos S. Educação para a Convivência com o Semiárido: Desafios e possibilidades. In: Semiárido Piauiense: Educação e Contexto. INSA. Campina Grande: 2010.

SCHISTEK, H. & ARAÚJO, L. M. A convivência com o Semiárido. Juazeiro/BA: Selo Editorial RESAB, 2007.

SENA, R. R. O. O Semiárido na pauta do livro didático: antigas abordagens e novas perspectivas. Trabalho de conclusão de curso, especialização (Pós Graduação em ECSAB). Universidade do estado da Bahia. Juazeiro/BA: 2012.

SILVA, R. M. da. Entre o Combate à seca e a convivência com o Semiárido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. Brasília, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso, Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) Universidade de Brasília, 2006.

______. Concepções de desenvolvimento: convivência e sustentabilidade no Semiárido brasileiro. In: Semiárido Piauiense: Educação e Contexto. INSA. Campina Grande: 2010.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

ROCHA OLIVEIRA, R. ., & DOS SANTOS REIS, E. . (2017). ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS “CONHECENDO O SEMIÁRIDO 1 E 2” PARA A APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 110-131. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7579

Edição

Seção

Artigos