A PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE NA GESTÃO DA CLASSE: NARRATIVAS DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • CHRYSNA GABRIELLA PEREIRA MORAIS Rede Estadual de Educação Básica da Bahia
  • EDINALDO MEDEIROS CARMO Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7698

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Saberes docentes, Gestão da classe, Pibid

Resumo

O presente estudo versa sobre a produção de saberes docentes por licenciandos de Biologia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e teve como objetivo compreender as implicações dessa participação na produção de saberes profissionais. Teoricamente, dialogamos com os estudos relacionados aos saberes docentes. A investigação realizada é de natureza qualitativa e apoiou-se na fenomenologia, tendo como fontes de dados os relatórios produzidos pelos bolsistas de iniciação à docência que foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Neste artigo, focalizamos a produção de saberes pelos bolsistas na perspectiva da gestão da classe, caracterizada como os modos que o professor utiliza para organizar suas ações, facilitando o aprendizado. Os resultados indicam que o planejamento das atividades didáticas, a disposição espacial na sala de aula e o incentivo à participação ativa dos alunos foram aspectos que os bolsistas destacaram como aprendizados de saberes profissionais mobilizados mediante a participação no Pibid. Os relatórios revelam também que, principalmente nos momentos de intervenção, os bolsistas produziam saber profissional quando, imersos na tentativa de gerir satisfatoriamente a classe, planejavam e executavam estratégias de ensino que atendessem às necessidades formativas dos alunos. Nesse sentido, consideramos que a complexidade do ensino, atravessado por contingências e estabilidades, demanda a necessidade de apropriação de elementos da cultura escolar, pois compreender e se apropriar das especificidades do trabalho docente é, de certa maneira, antecipar condicionantes presentes na ação educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CHRYSNA GABRIELLA PEREIRA MORAIS, Rede Estadual de Educação Básica da Bahia

Mestre em Educação, Professora Efetiva na Rede Estadual de Educação Básica da Bahia, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira. 

EDINALDO MEDEIROS CARMO, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus Vitória da Conquista.

Referências

ALBUQUERQUE, M. P.; FRISON, L. M. B.; PORTO, G. C. Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 95, n. 239, p. 73-86, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n239/a05v95n239.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2017.

AMADO, J. (Org.) Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGAMASCHI, M. A.; ALMEIDA, D. B. Memórias escolares e processos de iniciação à docência. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 15-41, jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n2/02.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2017.

BRASIL, Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB: Relatório de Gestão do Pibid, 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/2562014-relatrorio-DEB-2013-web.pdf>. Acesso em: 29 out. 2015.

CARMO, E. M. Saberes mobilizados por professores de biologia e a produção do conhecimento escolar. 2013. 183 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2013.

CARVALHO, A. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DARROZ, L. M.; WANNMACHER, C. M. D. Aprendizagem docente no âmbito do Pibid/Física: a visão dos bolsistas de iniciação à docência. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17, n. 3, p. 727-748, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v17n3/1983-2117-epec-17-03-00727.pdf>. Acesso em: 22 maio 2017.

FARIAS, I. M. S. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Liber Livro, 2009.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 06 set. 2015.

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 90-102, maio 2009. Disponível em: <http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/347>. Acesso em: 29 out. 2015.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino explícito e desempenho dos alunos. Petrópolis: Vozes, 2014.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S. Triângulo didático-pedagógico: o triângulo que pode ser visto como um quadrado. Educação nas Ciências. Ijuí, ano 1, n. 1, p. 45-77, jan./jun. 2001.

LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

MORAIS; J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; MAGALHÃES; N. R. S. Professoras iniciantes e práticas pedagógicas: tecendo identidades profissionais no cotidiano escolar. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina-PI, ano 21, n. 35, p. 69-101, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/LES%2035_13%20de%20dezembro%20de%202016.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2017.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, Madrid, 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.

SANTOS, V. C.; ARROIO, A. A formação de professores em comunidades de prática: o caso de um grupo de professores de química em formação inicial. Química Nova, v. 38, n. 1, p. 144-150, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v38n1/0100-4042-qn-38-01-0144.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2017.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2015.

SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P.; CARMO, E. M. Saberes docentes e conhecimento escolar: Percursos de legitimação na formação inicial de professores de biologia e história. In: BARZANO, M. A.; ARAUJO. M. L. (Orgs.). Formação de professores: Retalhos de saberes. Feira de Santana: UEFS Editora, 2011. p. 359-376.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundation of a new Reform. Heavard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational Reseacher, p. 4-14, fev. 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

UESB. Guia do estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2013.Disponível em: http://www.uesb.br/graduacao/guiadoestudante.pdf>. Acesso em: 15 dez.2015.

YASMIN, G. A.; CAMPOS, M. I.; CATANANTE, B. R. “Quero ser professora”: a construção de sentidos por meio do Pibid. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, n. 245, p. 31-45, jan./abr. 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n245/2176-6681-rbeped-97-245-00031.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

PEREIRA MORAIS, C. G. ., & MEDEIROS CARMO, E. . (2018). A PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE NA GESTÃO DA CLASSE: NARRATIVAS DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 312-339. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7698

Edição

Seção

Artigos