EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, A PRÁTICA DE ESPORTES DE AVENTURA E A NOÇÃO DE RISCO CALCULADO

Autores

  • MARCELO PARAÍSO ALVES Universitário de Volta Redonda
  • MARIA DA CONCEIÇÃO VINCIPROVA FONSECA Universitário de Volta Redonda
  • CASSIO MARTINS Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7696

Palavras-chave:

Educação Física, Risco, Esporte de Aventura

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas de Esporte de Aventura implementadas no cotidiano do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, tendo como foco as normas de segurança e as possibilidades de sensibilização para uma prática corporal realizada a partir das noções do risco calculado. Cabe frisar que o trabalho se justifica pelo aumento significativo no número de profissionais de Educação Física que utilizam a referida cultura corporal de movimento como recurso didático-pedagógico nas escolas. A pesquisa de campo foi realizada a partir da implementação de um processo de ensino e aprendizagem que teve o Montanhismo como conteúdo das aulas de Educação Física. Participaram desse processo de intervenção 33 estudantes do 4º período do Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial do IFRJ, campus Volta Redonda. O processo se desenvolveu em oito aulas, sendo que duas foram visitas técnicas (Pedra da Gávea e Pão de Açúcar). No intuito de produzir os dados da pesquisa, foi utilizada a entrevista focalizada (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa revelam que o uso da noção de risco calculado pode justificar e viabilizar a inserção do Esporte de Aventura como um conteúdo da Educação Física na escola. Ressalte-se que o trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário deVolta Redonda, sob parecer número 35233214.3.0000.5237.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCELO PARAÍSO ALVES, Universitário de Volta Redonda

Doutor em Educação (UFF). Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA/IFRJ

MARIA DA CONCEIÇÃO VINCIPROVA FONSECA, Universitário de Volta Redonda

Doutora em Letras (UFF). Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

CASSIO MARTINS, Universitário de Volta Redonda

Mestre em Ensino de Ciências de Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - Projeto- 54:003.05-001, Turismo de aventura – Condutores de montanhismo e de escalada –Competência de pessoal de 2006.

DE ALMEIDA, Adriana Mesquita; GASPARI, A. F. . Esportes Radicais, De Aventura E de Ação: O Conteúdo do Ensino Formal e não Formal e os Desafios De Formação e Prática do Profissional de Educação Física. Conexões, 2014.

BETTI, I. C. R. Esporte na Escola: mas é só isso, professor? Revista Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, junho, 1999, p 25 -31.

BRITTO JÚNIOR, A. F., FERES JÚNIOR, N. (2012). Revista Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, 2012.

CANDA, Cilene Nascimento. Lá vai a vida a rodar: reflexões sobre práticas cotidianas em Michel Maffesoli. Rascunhos Culturais, v. 1, n. 2, p. 63, 2010.

CARA, Sabrina; SAAD, Michel. Os motivos de desinteresse pelas aulas de Educação Física dos alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de Xanxerê, SC. EFDesportes.com. Buenos Aires, v.16, n160, Setembro, 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd160/desinteresse-pelas-aulas-de-educacao-fisica.htm. Acesso em 28.10.215.

CARVALHO, Gisele Santos de; BERNARDES, Luciano; PINHEIRO, Monica. Esportes de aventura e sua aplicabilidade na escola. In: V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2010, São Bernardo do Campo, SP. Anais eletrônicos. São Bernardo do Campo: Disponível em:<http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VCBAA>. Acesso: 19 set. 2015.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: vozes, 2011.

COSTA, V. L. M. Esportes de aventura e risco na montanha: uma trajetória de jogo com limites e incertezas. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: PPGEF/UGF, 1999.

______. Esportes de aventura e risco na montanha: um mergulho no imaginário. Barueri, SP: Manole, 2000.

DE SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira; DARIDO, Suraya Cristina. Dispensas das aulas de Educação Física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação. Pensar a prática, v. 12, n. 2, 2009.

FERNANDES, Cíntia. Convite a um banquete dionisíaco. Política & Sociedade, v. 3, n. 4, , 2004.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educação & Sociedade, v. 28, n. 98, 2007.

FERREIRA, Talita. Atividades de aventura disseminadas pela mídia para escolares dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Cuiabá-MT. In: VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2012, Rio Claro, SP. Anais eletrônicos. Rio Claro: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

FRANCHIN, Fabiana; BARRETO, Selva. Motivação nas aulas de Educação Física: Um enfoque no ensino médio. I Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, v. 2012,p. 1-33, 2006.

GIDDENS, Anthony.; PIERSON, Christopher. Conversas com Anthony Giddens. Rio de Janeiro: FGV, 2000

Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Simone; MARTINS, Ida; LUCENTINI, Leandro Educação Física no Ensino Médio e as discussões sobre Meio Ambiente: um encontro necessário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte,Campinas, v. 28, n. 3, mai, 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

LAUREANO, Michelli Luciana Massolini. Esporte de aventura como conteúdo interdisciplinar na educação física. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 2012, Rio Claro, SP. Anais eletrônicos. Rio Claro: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

LE BRETON, David. Escarificações na adolescência: uma abordagem antropológica. Horizontes Antropológicos, v. 16, n. 33, p. 25-40, 2010.

LE BRETON, D. Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Campinas: Autores Associados, 2009.

LEITE, Luciene Pondé; AIRAM, Anderson; NAZÁRIO, Murilo Eduardo dos Santos. Atividades de aventura na escola: análise dos anais dos sete CBAA. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 2014, Vila Velha, ES. Anais eletrônicos. Vila Velha: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

LUIZ, Elias Heleodoro; ROSA, Alzira Isabel da; GRAÇA, Romulo Luiz da. A inclusão do skate como modalidade esportiva nas aulas de educação física escolar e/ou atividades extracurriculares nas séries finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo-SC. In: VI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2011, Pelotas, RS. Anais eletrônicos. Pelotas: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VICBAA.pdf>. Acesso: 19 set. 2015.

LUZ, Laércio Gomes Souza; ALMEIDA, Fábio Hércules de; SANTOS, Lorena Santana; NASCIMENTO JUNIOR, Walmir Oliveira; SILVA, Temístocles Damasceno. O arvorismo enquanto ferramenta pedagógica de conscientização ecológica e preservação ambiental. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2014, Vila Velha, ES. Anais eletrônicos. Vila Velha: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

KAPP SILKE. De Simmel ao cotidiano na metrópole pósurbana. Cad. Metrop., São Paulo, v. 13, n. 26, , jul/dez 2011. p. 439-450

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. A república dos bons sentimentos. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.

______. Quem é Michel Maffesoli: entrevistas com Christophe Bourseille. Petrópolis: DP ET Alii, 2011.

MARINHO Alcyane.; SCHWARTZ Gisele Maria Atividades de aventura como conteúdo da educação física: Reflexões sobre seu valor educativo. Revista Digital, Buenos Aires - v. 10 , n.88 Setembro, 2005.

MARTINS, Felipe Edney M. Esportes de aventura na escola. In: Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2010, São Bernardo do Campo, SP. Anais eletrônicos. São Bernardo do Campo: Disponível em:<http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VCBAA>. Acesso: 15 mar. 2015.

MARZINEK, Adriano; NETO, Alfredo Feres. A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física. EFDesportes. Buenos Aires,v. 11, n.105. Fevereiro, 2007.

PEREIRA, D. W. Atividades de aventura: em busca do conhecimento. 1 ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.

MOCELLIM, Alan. Simmel e Bauman: modernidade e individualização. Em Tese,v. 4, n. 1, p. 101-118, 2007.

______. A questão da identidade em Giddens e Bauman. Em Tese, Santa Catarina, vol.5, n.1 (1), ago/dez, 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alli, 2012.

SANTOS, G. C. Professores de Educação Física frente ao desafio dos esportes de aventura. In PEREIRA, D. W. Atividades de aventura: em busca do conhecimento. 1 ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.

SANTOS, Danilo Silva dos; GOMES, Denis Rocha; PEREIRA, Dimitri Wuo. Aplicabilidade dos esportes de aventura na escola através dos anais do congresso brasileiro de atividades de aventura. In: VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2012, Rio Claro, SP. Anais eletrônicos. Rio Claro: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

SCHWARTZ, G.M.; TAHARA, A.K.; CARNICELLI FILHO S. Meio ambiente e atividades de aventura: significados de participação. Revista Motriz, Rio Claro, v.12, n.1, jan.abr., 2006, p.59-64.

SILVA, Almir Aguiar dos Santos; RAMOS, Gustavo; PEREIRA, Dimitri Wuo. Escalada com segurança na escola. In: VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2012, Rio Claro, SP. Anais eletrônicos. Rio Claro: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

SILVA, Andréia; KIPPERT, Graciele C; MERLO, Jéssica A. Educação pela aventura? Em cena a opinião dos educadores participantes do programa de extensão ESFA portas abertas. In: V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2010, São Bernardo do Campo, SP. Anais eletrônicos. São Bernardo do Campo: Disponível em:<http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VCBAA>. Acesso: 19 set. 2015.

SILVA, Almir Aguiar dos Santos; RAMOS, Gustavo; PEREIRA, Dimitri Wuo. Escalada com segurança na escola. In: VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, 2012, Rio Claro, SP. Anais eletrônicos. Rio Claro: Disponível em:< http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VIICBAA.pdf>. Acesso: 20 set. 2015.

SIMMEL, Georg. O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

______. O dinheiro na cultura moderna. SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold (orgs.) Simmel e a Modernidade. Brasília: Unb, 1998 a. p.23-40.

______. Um passeio sobre a questão da fronteira social. Revista Brasileira de Sociologia das Emoções, 9 (25), 2010, p.370-379. Disponível em http://www.cchla.ufpb.br/rbse Acesso em setembro de 2015.

SPINK, Mary Jane. Trópicos do discurso sobre risco: risco-aventura como metáfora na modernidade tardia. Cad. Saúde Pública, v. 17, n. 6, p. 1277-1311, 2001.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

PARAÍSO ALVES, M. ., VINCIPROVA FONSECA, M. D. C. ., & MARTINS, C. . (2018). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, A PRÁTICA DE ESPORTES DE AVENTURA E A NOÇÃO DE RISCO CALCULADO. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 262-291. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7696

Edição

Seção

Artigos