O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) NO MUNICÍPIO DE BELTERRA/PA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE GESTORA

Autores

  • LILIA TRAVASSOS SOUSA Universidade Federal do Oeste do Pará
  • MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7138

Palavras-chave:

Educação Integral, Educação em tempo integral, PME, Gestão Democrática

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a implementação do Programa Mais Educação (PME) na perspectiva da equipe gestora de uma escola municipal de Belterra/PA. O PME teve como foco a reorganização curricular mediante a ampliação da jornada escolar no ensino fundamental, visando promover uma educação integral que desenvolvesse o aluno em suas múltiplas dimensões. Teve como aporte teórico as obras de Coelho (2009), Gadotti (2009), Libâneo (2014), Paro (2001), entre outros autores que abordam a temática da educação integral, e as leis vigentes. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, por meio da pesquisa de campo descritiva associada à pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como instrumentos de coleta de dados: a análise documental e a entrevista semiestruturada com a equipe gestora de uma escola municipal. Os resultados apontaram que o entendimento sobre os conceitos de educação integral e educação de tempo integral estão incipientes. Percebemos, no decorrer da pesquisa, que a implementação do Programa Mais Educação enfrentou desafios referentes à infraestrutura e à falta de transporte escolar. Contudo, para efetivar uma Educação Integral a escola precisa de um planejamento pedagógico que favoreça tempos e espaços qualitativos, tendo como eixo estruturador desse processo a intersetorialidade, mediante uma gestão democrática.

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Biografia do Autor

LILIA TRAVASSOS SOUSA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Instituição / filiação: Universidade Federal do Oeste do Pará.  

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

TRAVASSOS SOUSA, L. ., & SOUSA COLARES, M. L. I. . (2018). O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) NO MUNICÍPIO DE BELTERRA/PA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE GESTORA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 99-121. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7138

Edição

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Artigos