REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • LUIZ ANTÔNIO GOMES SENNA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6033

Palavras-chave:

Diversidade social, Formação de leitores, EJA, Práticadocente

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação docente em turmas de séries iniciais de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no que diz respeito ao campo da formação de leitores.O estudo, preponderantemente teórico, aponta para a necessidade da aproximação entreo conteúdo daformação docente e o aluno real existente na sala de aula, caracterizado pela diversidade,o qual acorre à escola tendo como motivação o desejo de desenvolver as competências leitoras exigidas pela sociedade contemporânea. Os resultados dapesquisa sinalizam a necessidade de diálogo intercultural no contexto escolar, orientado por princípios que definem os atos de ler, dentro e fora do âmbito escolar, em uma perspectiva inclusiva. O trabalho organiza-se em quatro seções, assim discriminadas: consideração sobre a natureza do ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos; caracterização dos sujeitos sociais em diversidade na escola de EJA; princípios gerais e objetivos da formação de leitores na educação fundamental, e; aproximações aos conceitos de leitura e de ato de ler no interesse de práticas educativas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

LUIZ ANTÔNIO GOMES SENNA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística – PUC – RJ. Líder do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais – PROPED/UERJ/RJ. 

Referências

BECKER, Fernando. A Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 4. ed. Petrópolis:Vozes, 1993.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

______.Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC: SEF, 1997.

______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº. 11/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

CALHAU. S. Formação do sujeito da escrita: onde poder se dizer é poder ser. In:Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação V. 1, 2015.

CANDAU. V. M.Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37 jan./abr. 2008. CARNOY, M.; KHAVENSON, T.; FONSECA, I.;COSTA, L.; MAROTTA, L. A educação brasileira está melhorando? Evidências do PISA e SAEB. In: Cadernos de Pesquisa.v. 45(157). p. 450-485. 2015. Acesso: https://dx.doi.org/10.1590/198053143331.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje.Porto Alegre: Artmed, 2005.

DI PIERRO, M. C.Notas sobre a definição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. In: Educação e Sociedade. Campinas, SP, número especial, v.26, p.1115-1139, out. 2005.

DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. In:Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, p. 58-77, nov.2001.

FREIRE, P.Educação e mudança. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra Educação, 1987.

FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? In:Trabalho, Educação e Saúde. v. 1(1), p.45-60.2003.uuma Acesso:https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462003000100005.

GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras – ALB, 2009.

______. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, SEB, 2008.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

KLEIMAN, A. B.Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.

______.Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo, SP:Editora Contexto, 2009.

MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.

MOREIRA, A. F; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M. Orgs.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 38-66.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras.Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de leitura do Brasil ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001, p.15-43.

ORLANDI, E. P.Discurso & Leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______. A Leitura e os Leitores. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

RODRIGUES, L. P. Textos, discursos e sujeitos híbridos: a plasticidade cultural contemporânea à luz da teoria do habitus de Pierre Bourdieu.In:Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN,2009. v. 1. VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009,João Pessoa.

ROJO. Alfabetização e Letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

SENNA, L A G. “Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Lingüística e na Psicopedagogia”. In:Anaisdo 12º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP, Associação de Leitura do Brasil, 2000, p. 3203-3225.

______. O Planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento. Educação & Linguagem, São José dos Campos, n.7, p.200-216, 2003.

______.De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva. In:Espaço INES. v. 22. 2004.

______.Conhecimento docente, inclusão social e tecnologias de escrita.In: Anais do IX Colóquio sobre questões curriculares. Universidade do Porto. Meio físico: CD-Rom, p. 3587-3598, 2010.

______. L A G. O campo acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da linguística aplicada. In: Revista Teias. Vol. 15 (38). Rio de Janeiro: UERJ, p. 57-74. 2014.

SILVA, T. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004, p. 133.

SOARES, L. Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

DE OLIVEIRA MACÁRIO, R. ., & GOMES SENNA, L. A. . (2018). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 51-71. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6033

Edição

Seção

Artigos