NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA

Autores

  • JÚLIA DA SILVA RIGO Universidade Federal de Viçosa
  • HELOISA RAIMUNDA HERNECK Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7692

Palavras-chave:

Formação continuada, Necessidades formativas docentes, Cotidiano escolar

Resumo

Este artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JÚLIA DA SILVA RIGO, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

HELOISA RAIMUNDA HERNECK, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. 

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. IN: Oliveira, I. B. e Alves, N. (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

ANDRÉ, Marli. E. D. A. A Etnografia da prática Escolar. Campinas, São Paulo: Papirus,1995.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em . Acesso em: 17/12/2013.

BRASIL. LEI N.º 10.436: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências, Brasília, 24 de abril de 2002; 181º da Independência e 114º da República Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf> Acessado em 03/06/13.

CARVALHO, Janete Magalhães. Potência das redes de conversações na formação continuada com os professores. In: SÜSSELIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandra (Orgs.). Universidade-escola: diálogos e formação de professores. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii;Rio de Janeiro: Faperj, 2011.

ESTEVE, José. M. O mal estar Docente: A sala de aula e a saúde dos Professores. São Paulo. Edusc.1999.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73-95, 2007.

FERRAÇO, Carlos Eduardo (org). Cotidiano escolar, formação de Professor (as) e currículo. 2. Ed. - São Paulo: Cortez, 2008.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores - para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, p. 139-146 e 171- 182, 1999.

HERNECK, Heloisa Raimunda. Analisando contribuições de uma política educacional de formação continuada para a aprendizagem da docência – o caso do PROCAP. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas. São Carlos:Universidade Federal de São Carlos, 2002. 176 f.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. n. 140, p. 44-53, 1932.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MIZUKAMI, Maria da Graça. N., et al. “A reflexão sobre a ação pedagógica como estratégia de modificação da escola pública elementar numa perspectiva de formação continuada no local de trabalho”. Anais do IX ENDIPE. Águas de Lindóia, 1998.

RODRIGUES, Angela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

SANTOS, Lucíola Licinio de C. P. Formação do professor e pedagogia crítica. In: FAZENDA, I. (org.). A pesquisa em educação e transformações do conhecimento.Campinas: Papirus, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

DA SILVA RIGO, J. ., & HERNECK, H. R. . (2018). NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 30-50. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7692

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.