LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • ANDERSON DE CARVALHO PEREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • MILENA ALVES FERREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7972

Palavras-chave:

Autoria, Letramento, Escrita, Discurso pedagógico

Resumo

Por meio deste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a constituição da autoria na produção escrita de textos de alunos que participaram de sessões de contação de histórias. Os textos dos alunos foram analisados textos de alunos das séries iniciais conforme o paradigma indiciário e a Análise do Discurso pecheutiana. Por meio da análise destes textos, veiculados na forma de narrativas e formatados em pequenos livretos, obtivemos os seguintes resultados: indícios organizados como marcas de autoria e a identificação da manifestação autoritária do discurso pedagógico escolar. Por meio do debate entre indícios de autoria e as marcas do discurso pedagógico foram postos em questão os mecanismos ideológicos envolvidos nas posições discursivas que foram possíveis de serem analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDERSON DE CARVALHO PEREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Psicologia pela USP com estágio na Universidade de Paris XIII. Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi professor visitante (convidado) da Universidade Nacional de Córdoba (UNC, Argentina) em 2015. 

MILENA ALVES FERREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Pedagogia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

Referências

ABAURRE, M. B. M. A relação entre escrita espontânea e representações linguísticas subjacentes. Verba Volant, V. 2, n. 1. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária da UFPel,2011.

ASSOLINI, F.E.P. Interpretação e letramento: os pilares de sustentação da autoria. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.

BATTAGLIA, L. Das memórias narrativas às concepções míticas: artes e desafios na alfabetização. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação USP.Universidade de São Paulo, São Paulo.

CHACON, L. Prosódia e letramento em hipersegmentações: reflexões sobre a aquisição da noção de palavra. In M. L. G. CORREA, & F. BOCH (Eds.), Ensino de língua:representação e letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras. 2006. 155-167.

GALLO, S.M.L. Como o texto se produz. Tubarão/SC: Editora nova letra. 2008.

GINZBURG. C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. IN: GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. SP: Companhia das letras, 1989.

NUNES, J.H. Aspectos da forma histórica do leitor brasileiro na atualidade. In.: E.P. ORLANDI. A leitura e os leitores. 2ª.ed. Campinas/SP: Pontes. 2003. 25-46.

ORLANDI, E. P. A linguagem e o seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2015.

PACIFICO S. M. R. Argumentação e autoria: o silenciamento do dizer 2002. Tese (Doutorado em Psicologia). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Universidade de São Paulo.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma critica a afirmação do óbvio. 3 ed. SP: Editora da Unicamp. 1993.

PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas/SP: Pontes. 1997.

PEREIRA, A.C. Letramento, heterogeneidade e alteridade: análise de narrativas orais produzidas por uma mulher não-alfabetizada. 2002. Monografia (bacharelado em Psicologia).Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

PEREIRA, A. C. Letramento e reificação da escrita.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

PEREIRA, T M A. A segmentação no processo de aquisição da linguagem escrita. Revista Verdades on line. MG: PPG LINGUÍSTICA/UFJF, n.1/2011, p. 273-288, 2011.

SOUZA, J. C. R. de.; PACÍFICO, S. M. R. Sujeito e autoria no contexto escolar: contribuições da Análise do Discurso. Revista da SPAGESP. São Paulo: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, vol. 12, n. 2, p. 68-84, jul./dez., 2011.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo, SP: Parábola. 2014.

TFOUNI, L. V. Características do discurso escrito nas narrativas orais de ficção de uma mulher brasileira analfabeta. Revista Itinerários. Araraquara, n. 12, p. 77-89, 1998.Disponível em: seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/download/2914/267.

TFOUNI, L.V. A dispersão e a deriva na constituição da autoria e suas implicações para uma teoria do letramento. In: Inês Signorini. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2001, v. , p. 77-96.

TFOUNI, L. V. Adultos não – alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização, 9a. Ed. São Paulo/SP: Cortez, 2010.

TFOUNI, L.V.; PEREIRA, A.C. Letramento, heterogeneidade e alteridade: análise de narrativas orais produzidas por uma mulher não-alfabetizada. Alfa – revista de Linguística (UNESP online), 49(2), 31-49, 2005.

TFOUNI, L.V.; TFOUNI, F.E.V. "Entra burro e sai ladrão" - O imaginário sobre a escola meterializado nos genéricos. Linguagem em (Dis)curso, v. 7, p. 15-24, 2007.

SOUZA, J. C. R.; PACÍFICO, S. M. R. Sujeito e autoria no contexto escolar: contribuições da Análise do Discurso. Revista da SPAGESP. São Paulo: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, vol. 12, n. 2, p. 68-84, jul./dez., 2011.

STREET, B. V. Letramentos Sociais. Tradução Marcos Bagno. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

DE CARVALHO PEREIRA, A. ., & ALVES FERREIRA, M. . (2018). LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 206-228. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7972

Edição

Seção

Artigos