ARTE E SABERES SENSÍVEIS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DA DOCÊNCIA

Autores

  • CILENE NASCIMENTO CANDA Universidade Federal da Bahia
  • VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7965

Palavras-chave:

Formação docente, Arte, Saberes docentes, Experiência estética

Resumo

Este texto, de cunho teórico-reflexivo, trata do campo da formação de professores em uma perspectiva complexa e multirreferencial, compreendendo que os itinerários de formação são oriundos do conhecimento acadêmico, da prática pedagógica profissional, como também das experiências devida, especialmente, as estéticas e culturais do educador em formação. Apresenta, ainda, um campo compreensivo sobre a consideração da existência de um tipo de saber/sentir/fazer do educador que precisa ser trabalhado no âmbito da formação inicial de professores. As proposições dessa investigação teórica situam-se na reivindicação de que os lócus de formação docente encontrem na arte e na experiência estética a possibilidade de construção de saberes sensíveis, considerando e potencializando uma formação sensível, relevante para a humanização das práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CILENE NASCIMENTO CANDA, Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, com mestrado pelo Programa de PósGraduação em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação 2, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL/FACED/UFBA).

VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA, Universidade Federal da Bahia

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Assistente do Departamento de Educação 2, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de professores (FEP/FACE D/UFBA). 

Referências

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo. In: ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2001, (Questões da nossa época). Pp. 73-88.

BARBOSA, A. M. (org.). Inquietações e Mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2006.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passegi, João Gomes da Silva Neto e LuisPassegi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas/SP: Papirus, 2001a.

_________________. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001b.

EFLAND, A. Arte e cognição: teoria da aprendizagem para uma época pós-moderna. In: BARBOSA, A.M. (org.). A compreensão e o prazer da arte. São Paulo: SESC Vila Mariana, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRÓES BURNHAM, Terezinha F. Complexidade, multirreferencialidade e subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. In: BARBOSA, J. (org). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos: EDUFSCAR, 1998, p.35-55.

JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2007. Coleção Ágere.

JOSSO, Marie-Christine, Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

___________________. Abordagem biográfica em situações educativas: formação de si. In: Presente - Revista de educação, Ano 15, nº 2 (jun./2007). Salvador: CEAP, 2007. Pp. 15-20.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: nº.19, pp. 20-28. Jan./fev./mar., 2002.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e ofícios Editora, 1995.

__________________. Elogio da razão sensível. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MASSA, C.D. Estética do espetáculo teatral: Tragédia e comédia na Grécia Antiga durante o período clássico. Salvador: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE, 2001, pp. 290-296.

MARTINS, João Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. In: Revista Brasileira de Educação. N. 26, Maio /Jun /Jul /Ago 2004, pp. 85-95 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a06.pdf

MORIN, Edgar, LE-MOGNE, J. L. A inteligência da complexidade. 3ª. Ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.

NÓVOA, António, (Org.). Vida de Professores. Porto: Porto Ed., 1992.

______________. Prefácio. In: Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.

______________. (Coord.) Os professores e sua formação. 3ª ed., Lisboa Codex - Portugal:Nova Enciclopédia, 2006.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. In: Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abril/2001.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012. Coleção Docência em formação- Série Saberes pedagógicos.

SÁ, Maria Roseli G. B. de. Que experiências nos fazem professores? Desafios à docência universitária no acompanhamento de percursos formativos de professores em exercício. In: RIBEIRO, M. L; MARTINS, E. de S; CRUZ, A. R. S. da. Docência no Ensino Superior: desafios da prática educativa. Salvador: EDUFBA, 2011. Cap. IX, p.187 – 199.

_____________________. Narrativas curriculares e o cotidiano como espaço aprendente. In: RIOS, Jane Adriana V. P.. (Org.). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 229-246.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. V1 A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Memórias e trajetórias de escolarização: abordagem experiencial e formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. In: Revista da FACED, nº. 08, 2004. Pp. 209-226. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rfaced/article/view/2825 .

________________. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

_________________. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In.: PASSEGI, Maria da Conceição e SOUZA, Elizeu Clementino. (org.), (Auto)Biografia: Formação, território e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus,2008.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. Nº. 13, p. 5-24. 2000.

_____________. Saberes docentes e formação profissional. 2ª. Petrópolis, Vozes, 2002.

THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: Anais da 18ª Anped, 1995 (disq.).

TRIERWEILLER, Priscilla Cristine. Repertórios artístico-culturais de professores da educação infantil: discursos e sentidos estéticos. In: ROCHA, Eloisa. KRAMER, Sônia. 3ª Ed. Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas. São Paulo: 2011. Série Prática Pedagógica.

UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, 2002.

VALVERDE, Monclar (Org.). As formas do sentido: estudos em estética da comunicação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

NASCIMENTO CANDA, C. ., & DOMINGUES ALMEIDA, V. . (2018). ARTE E SABERES SENSÍVEIS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DA DOCÊNCIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 71-90. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7965

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)