VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO

Autores

  • ANA PAULA POLI Universidade Julio de Mesquita Filho
  • DENIS DOMENEGHETTI BADIA Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8205

Palavras-chave:

escola, violência, imaginário, ambivalência, cotidiano, complexidade

Resumo

O presente artigo busca evidenciar um imaginário da violência que estrutura e desestrutura a instituição escolar expressando a complexidade do fenômeno com base na ambivalência em que esse é composto. Também, reconhecer a pluralidade da violência enquanto fenômeno complexo que é intrínseco ao homem, configurando-o e configurando um imaginário sociocultural do ambiente escolar. Assim, embasados na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria do Imaginário criada por Gilbert Durand mostramos o quanto a escola é um ambiente rico em termos simbólicos organizacionais e pode nos oferecer pistas para o enfrentamento da violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA PAULA POLI, Universidade Julio de Mesquita Filho

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Julio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Araraquara (Bolsista Capes). Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Julio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Araraquara. 

DENIS DOMENEGHETTI BADIA, Universidade de São Paulo

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1993). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999). Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2000-2001). 

Referências

ARAÚJO. A. F. R. A. Quando o imaginário se diz educacional. Revista brasileira DE Estudos pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 679-705, set./dez. 2010.

BARROS, M. de. Ensaios Fotográficos. Rio de Janeiro: Record, 2001.

CANDAU, V. Reinventar a escola. In: Reinventar a escola. Vozes, 2012.

CHAVES, I. M. A. B. A formação do professor e a violência nas escolas: entre o poder e a potência. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.

DADOUN, R. A violência: ensaio acerca do “homo violens”. Rio de Janeiro: DIFEL,1998.

DUBORGEL, B. Imaginário e Pedagogia. Lisboa, Instituto Piaget, 1995.

DURAND, G. O imaginário: ensaios acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro, Difel, 1998.

___________. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes 2002.

GOMES, I. R. Ritual escolar de avaliação e violência: uma análise sobre a corporeidade. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.

GUIMARÃES, Á. M. A dinâmica da violência escolar: conflito e ambiguidade. Campinas: Ed. Autores Associados, 2005.

_______________. O imaginário da violência e a escola. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.

LOUREIRO, A. M. L. Imaginário, violência e organização escolar: expressões mítico simbólicas. In: PORTO, S. T.; FERREIRA, S. B. (Org.). Tessituras do imaginário. Cuiabá: Edunic, Cice/Feusp,2000.

MAFFESOLI, M. Dinâmica da Violência. São Paulo: Vértice, 1987.

MORIN, E. O Enigma do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

PAULA CARVALHO, J. C. A inquisição e o problema da alteridade: uma abordagem da Antropologia Profunda. Rev. Ciênc. Soc. v.18/19, n.12, 1987

SPOSITO, M. P. Um breve balanço da pesquisa sobre a violência escolar no Brasil. In educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, v.27, n° 1, p. 87-103, jan/jun. 2001.

TANUS, M. I. J. Imaginário da violência escolar: trajetos. In PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S. (org.) Imaginário do Medo e Cultura da violência na escola. Niterói: Intertexto, 2004.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

POLI, A. P. ., & DOMENEGHETTI BADIA, D. . (2018). VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 249-268. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8205

Edição

Seção

Artigos