O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CRISE ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • RONY PEREIRA LEAL Universidad Federal de Río de Janeiro
  • ANA IVENICKI University of Glasgow
  • RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8204

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Crise da escola, Multiculturalismo

Resumo

A despeito das inúmeras revoluções e descobertas ocorridas nos diversos campos do conhecimento desde a sua fundação, a escola se caracteriza como uma instituição que permanece fiel ao seu éthos iluminista, ao mesmo tempo em que busca atender ao quantitativo cada vez maior de sujeitos que a ela continuam acorrendo. No entanto, nas duas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a consequente massificação de seu uso têm lhe apresentado novos e instigantes desafios, evidenciando seu caráter conservador e socialmente excludente, sobretudo entre os jovens e adultos pertencentes à população economicamente ativa. Com base no cenário em tela, o presente estudo busca problematizar, à luz da crise institucional que se apresenta e dos esforços conservadores em prol da sua desregulamentação como direito público universal, alguns possíveis caminhos que visem a sua superação e a consolidação de modos mais inclusivos e multiculturalmente orientados de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RONY PEREIRA LEAL, Universidad Federal de Río de Janeiro

Licenciado e Bacharelado em Português – Literaturas pela Faculdade de Letras e Faculdade de Educação da UFRJ (1998). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ (2014). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Educação de Jovens e Adultos.

ANA IVENICKI, University of Glasgow

PhD em Educação pela University of Glasgow. Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação Institucional. Foi agraciada com o prêmio CORA CORALINA, pela Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação/ ANPEd e a Secretaria de Educação Diversidade e Inclusão/SECADI, conferido na 36a. Reunião Anual da ANPEd /2013, Goiânia, pela contribuição à Educação com Inclusão Social.

RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e educação; análise retórica dos discursos educacionais; racionalidade argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método.

Referências

AMAZONAS. Câmara Municipal de Manaus. Lei Municipal nº 389, de 2015. Proíbe na grade curricular das Escolas do Município de Manaus as atividades pedagógicas que visem à reprodução do conceito de ideologia de gênero. Manaus/ AM, 2015.

ARROYO, Miguel G. Balanço da EJA: o que dizer aos educadores? In: Plenária do Fórum Mineiro de EJA, 67. Belo Horizonte, 2007.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei do Senado nº 193, de 2016. Inclui entre as diretrizes e bases da educação o "Programa Escola sem Partido". Brasília/ DF: 2016.

____. Câmara dos Deputados. Proposta de Emenda à Constituição nº 241, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal. Brasília/ DF: 2016.

____. Ministério da Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 2007.

____. Ministério da Casa Civil. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília/ DF: 2016.

CANDAU, V.M.F. Sociedade Multicultural e Educação: tensões e desafios. In: CANDAU, V.M.F. (Org.). Didática Crítica Intercultural: aproximações. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2012,p. 15-33.

CANEN, A. Currículo e Multiculturalismo: reflexões a partir de pesquisas realizadas. In: SANTOS, L. L. de C. P. & FAVACHO, A. M. P. (orgs.). Políticas e Práticas Curriculares:desafios contemporâneos. Curitiba: Ed. CRV, 2012. p. 237-50.

CANEN, A.; XAVIER, G. P. Gestão do Currículo para a Diversidade Cultural: discursos circulantes em um curso de formação continuada de professores e gestores. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, 2012, p. 306-25.

CRUZ, E.; GONCALVES, M. R.; OLIVEIRA, M. R.. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: políticas e práticas. Revista Educação Pública. Rio de Janeiro, v. 1, p. 1-5, 2012.

FERNÁNDEZ, S. J.. Políticas educacionais e democratização escolar: por que a democracia ainda fica na “porta giratória”? In: NAJJAR, Jorge; CAMARGO, Sueli. (Org.). Educação se faz (na) política. Niterói/ RJ: EDUFF, 2006, v. 6, p. 31-46.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MAIA, Maria Vitória C. M. Criar e brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: WAK, 2014.

MARTINS, A. A. Democracia não institucional e os múltiplos sentidos das lutas. In: NAJJAR, Jorge; CAMARGO, Sueli. (Org.). Educação se faz (na) política. Niterói/ RJ: EdUFF, 2006, v. 6, p. 47-57.

MEIRELES, Cecília. Criança meu amor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.

MÉLLO, Cristiane Silva ; MACHADO, Maria Cristina Gomes . As Contribuições de Cecília Meireles para a Leitura e a Literatura Infantil. Anuário de Literatura (UFSC), v. 13, p. 06-22, 2008.

OLIVEIRA, R. J.. A Nova Retórica, a Problematologia e a Educação. In: LEMGRUBER, M. S.; OLIVEIRA, R. J. (Org.). Teoria da argumentação e educação. Juiz de Fora/ MG:Editora UFJF, 2011, p. 91-106.

OLIVEIRA, R. J.; CANEN, Ana; FRANCO, M.. Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível? Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.13, p. 113-126, 2000.

OLIVEIRA, R. J.; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Ciência(s) da educação. Rio de Janeiro:DP&A, 2000.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 525-545,jul./dez. 2004.

SILVA, Vânia do Carmo Nóbile. A implementação do Proeja na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: visão dos gestores. 2010. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília/DF.

VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação de Jovens e Adultos ou Educação da Classe Trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. 2008. 302 f.Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói/ RJ.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

PEREIRA LEAL, R. ., IVENICKI, A., & DE OLIVEIRA, R. J. . (2018). O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A CRISE ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 228-248. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8204

Edição

Seção

Artigos