DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES

Autores

  • NEILANY ARAÚJO DE SOUSA Universidade federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.4936

Palavras-chave:

Desafios, Formação, Educadores

Resumo

Este artigo se propõe a examinar os desafios enfrentados pelos educadores do estado do Piauí no início do século XXI. Tais desafios resultam de questões teóricas, políticas e culturais acumuladas desde a segunda metade do século XX, e que podem ser resumidas no processo de mudança exigido pela sociedade, como o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e práticas pedagógicas. O artigo é de cunho qualitativo e para discorrer sobre o assunto recorreu-se a um arcabouço teórico que colaborou para o encadeamento da discussão. Inicialmente, delimitou-se como se deu os primeiros passos da educação brasileira e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou intensas modificações quanto à formação dos professores que se refletiram ao longo das sociedades. Diante do trabalho em questão constata-se que a formação docente deve acompanhar as dimensões sociais e profissionais e exige a aproximação da realidade nos dias atuais e o confronto com os desafios diante de um novo paradigma vigente, diante de uma sociedade que busca novas respostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NEILANY ARAÚJO DE SOUSA, Universidade federal do Piauí

Mestranda em Educação na Anne Sullivan University, Graduada em Administração na Universidade Federal do Piauí, Especialista em Gestão Pública Municipal na Universidade federal do Piauí.

Referências

ALENCASTRE, José Martins Pereira. Memória cronológica, histórica e corográfica da província do Piauí. 2.ed. Teresina: COMEPI, 1981.

BRITO, Itamar. Escola Normal: 74 anos. Educação Hoje. Teresina. Ano I, nº 4, Revista Trimestral, 15/07/1984, p. 8 e 9.

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 23ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

COLL, César; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. Um marco de referência psicológico para a educação escolar: a concepção construtivista da aprendizagem e do ensino. In: Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COSTA FILHO, Alcebíades. A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889, Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006.

COSTA, F. A. Pereira da. Cronologia histórica do estado do Piauí. Rio de Janeiro: Artenova, 2v., 1974, p. 126.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

HERNANDEZ, Fernando.Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho Porto Alegre. Artmed, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para que? 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

______. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

______. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais para a profissão docente. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

_____. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.). didática, currículo e saberes escolares. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

_____. Que destino os educadores darão à pedagogia? In: PIMENTA, Selma G. (org.).Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo; Cortez, 1996.

LIMA, Lauro de Oliveira, Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1997.

LUCKESI, Carlos Cipriano. O papel da didática na formação do educador.São Paulo:Cortez, 2004.

MORIN, Edgar (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2007.

NETO, Marcelo de Sousa. A instrução pública no Piauí: os primeiros e trôpegos passos. Doutorando em História – UFPE. marceloneto@yahoo.com.br, 2006.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 9-33.

NUNES, Odilon. Pesquisas para a história do Piauí. 2. ed. Rio de Janeiro: Artenova, 4 v., 1975. p. 56.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Portal do MEC http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13583&Itemid=970. Disponível em 27 de Julho de 2015 às 1h56. Rodrigues, J. F. Educação Física Escolar: aprender com o movimento. Ijuí: UNIJUI

SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

TARDIFE. M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 6 ed. 2006.

TOMAZI in Coletânea de Textos Didáticos – UEPB, vol. 1, 2005.

TORO, B.; WERNECK, N. M. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Bogotá: Fundación Social,1993.

ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores, Ideias e Práticas. EDUCA, Lisboa 1993.

VAINFAS, Ronaldo; SOUSA, Juliana Beatriz de. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2000.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10ª ed. São Paulo: Libertad, 2003.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

ARAÚJO DE SOUSA, N. . (2018). DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 62-84. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.4936

Edição

Seção

Artigos