ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA NO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL

Autores

  • SÔNIA ALVES DE OLIVEIRA REIS Universidade do Estado da Bahia
  • JOCELMA DO CARMO SANTOS Universidade do Estado da Bahia
  • TATYANNE GOMES MARQUES Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7233

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Escola no Campo, Literatura Infantil

Resumo

Este artigo aborda o resultado de uma pesquisa sobre a Alfabetização e letramento em uma escola no campo: uma análise a partir do trabalho com a literatura infantil. Por meio deste trabalho, são analisadas as práticas de alfabetização e letramento utilizadas por uma professora do 3°ano do Ensino Fundamental; qual o lugar da literatura infantil nessas práticas e em que medida a literatura infantil trabalhada contempla os modos de vida e a cultura dos povos do campo ou se reforçam estereótipos sobre eles. A investigação foi realizada na sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Primavera, localizada em uma comunidade rural do município de Bom Jesus da Lapa - BA. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, fez uso dos seguintes dispositivos para produção dos dados: análise documental, entrevista semiestruturada e observação no contexto da sala de aula. De acordo com os resultados da pesquisa, observou-se que as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas pela professora envolvem o trabalho com jogos e gêneros textuais diversificados, todavia, a literatura infantil ainda ocupa pouco espaço nessas práticas. Em relação às análises feitas dos livros de literatura infantil utilizados, concluiu-se que eles não contemplam a realidade do meio rural, os modos de vida e a cultura do povo do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SÔNIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação – DEDC/ Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, especialista no Ensino da língua portuguesa através da Literatura; mestre e doutora em educação pela FaE/UFMG. Professora externa do programa de Pós-Graduação em educação (PPGEd/UESB). É líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - Nepe/CNPq, onde é membro da linha de pesquisa Educação do campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais.

JOCELMA DO CARMO SANTOS, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia e especialista em Alfabetização e Letramento pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT/ Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

TATYANNE GOMES MARQUES, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação DEDC XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, especialista no Ensino da língua portuguesa através da Literatura; mestre e doutoranda em educação pela FaE/UFMG. Membro da linha de pesquisa Educação do campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – Nepe/CNPq. 

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02. Brasília: MEC, SEB, 2015.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A arte no ciclo de alfabetização. Caderno 06. Brasília: MEC, SEB, 2015.

________. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2015.

_________. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>Acesso em: 19 mar. 2018.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G., CALDART, R.S., MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: RJ: Vozes, 2004.

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo et al. Coleção Girassol: Saberes e Fazeres do Campo: artes (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental). São Paulo: FTD, v. 10, 2016.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

FRAMBACH; Fernanda de Araújo. As experiências com a leitura literária na / para a formação de professores alfabetizadores. Disponível em:<http://38reuniao.anped.org.br/programacao/210?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=13> Acesso em: 21 nov. 2017.

GAMBOA, Sílvio Sànchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; LIMA, Iranete Maria da Silva; SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. A escola do campo na perspectiva dos movimentos sociais: referências para o debate. Disponível em:<http://38reuniao.anped.org.br/programacao/210?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=13> Acesso em: 20 nov. 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil/Cecília Meireles. 3. ed.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Mais de 4 mil escolas do campo fecham suas portas em 2014. Disponível em: http://www.mst.org.br/2015/06/24/mais-de-4-mil-escolas-do-campo-fecham-suas-portas-em2014.html. Acesso em 29 Jun. 2018.

OLIVEIRA, Rosane de Machado. Literatura Infantil: A Importância no Processo de Alfabetização e Letramento e no Desenvolvimento Social da Criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2. V.13, p. 375-394, jan. 2017.

OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 11-a33n jan./mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0011.pdf> Acesso em: 12 nov. 2018. doi: htp://dx.doi.ori/10.1900/s1413-a24782017226802.

SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos. A apropriação do cerrado baiano pelo agronegócio: novos usos do território e as mudanças socioeconômicas e socioespaciais Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, n.3, p. 08-17, 2016.

SILVA, Aline Luiza. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. v. 2, n. 2, jul/dez – 2009. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/234> Acesso em: 10 dez 2017

SOLÉ, Isabel; SCHILLING, Cláudia. Estratégias de leitura. 6. ed. Porte Alegre: Artes Médicas, 1998.

SOUZA, Ivânia Pereira Midon; CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Práticas de alfabetização e letramento: o fazer pedagógico de uma alfabetizadora bem sucedida. Disponível em:<http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos/111-gt10>Acesso em: 19 nov 2017.

SILVA, Andréa Wahlbrink Padilha da; DIAS, Vanessa Gonçalves; PALUDO, Conceição. Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. Momento: diálogos em educação, v. 26, n. 1, p. 96-117, jan./jun. 2017. E-ISSN 2316-3100.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio. Ano VIII, n. 29, fev./abr. 2004.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

DE OLIVEIRA REIS, S. A. ., DO CARMO SANTOS, J. ., & GOMES MARQUES, T. . (2018). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA NO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 32-61. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7233

Edição

Seção

Artigos