FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Autores

  • GILMARA OZÓRIO DA SILVA SANTOS Universidade Federal de Uberlândia
  • GEOVANA FERREIRA MELO Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8201

Palavras-chave:

Formação Docente, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recurso Multifuncional

Resumo

O presente artigo busca analisar a formação no Curso Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco os saberes docentes para atuar no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da SRM (Sala de Recurso Multifuncional) em escolares regulares. Tal perspectiva desdobra-se em refletir aspectos legais sobre a temática, a partir do seguinte questionamento: Quais saberes são necessários à atuação profissional docente, a fim de viabilizar a ação do professor mediador nas SRM? Para alcançar os objetivos propostos optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, embasada principalmente pelos seguintes referenciais: Pimenta (2002), Shulmann (2005), Gauthier (2006) e Nóvoa (2009). O estudo aponta possibilidades e lacunas sobre a formação e os saberes docentes no Curso de Pedagogia, entrelaçados a desafios a serem superados. Constatou-se que a formação inicial direcionada ao docente, apesar de propiciar aportes teóricos consistentes, ainda não é suficiente para suprir as necessidades do professor que atuará nas SRM, esta realidade aponta para a necessidade maior interação teórico-prática, além do contínuo investimento na formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GILMARA OZÓRIO DA SILVA SANTOS, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Tecnologias. Comunicação e Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia. Especialista em Informática na Educação e Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Pós-graduada no Curso de Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. 

GEOVANA FERREIRA MELO, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 

Referências

BARROSO, J. Formação, projeto e desenvolvimento organizacional. Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.

______. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, 1990.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1998.

______. Ministério da justiça. Declaração de Salamanca e Linhas e Ações sobre Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: Corde, 1994.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares – estratégias para a Educação de alunos com NEE. Brasília, 1998.

______. Ministério da Educação e Cultura, Carta para o Terceiro Milênio. 1999.

______. Ministério da Educação e Cultura, Convenção de Guatemala. 1999.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: CNE/CEB, 2001.

______. Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão. Brasília. Distrito Federal, Corde, 2001.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, 18 de fevereiro de 2002.

______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução de 1º de maio de 2006: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF. 2006.

______. SEESP - Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço para o AEE. Brasília, DF, 2006.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 02 e outubro de 2009 que institui diretrizes operacionais para o AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: 2009.

_____. SEESP. Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais.Brasília, DF: MEC/SEESP. 2010.

_____. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais, 2010.

_____. Nota Técnica SEESP/GABn. 11/2010 de 7 de maio de 2010. Apresenta orientações paraa institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares. Brasília, 2010.

______. Presidência da República. Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá providências. Brasília, 2011.

CANÁRIO, R. Gestão Escolar: como elaborar o plano de formação? Cadernos de organização escolar nº 3. Portugal: Editor: Instituto de Inovação Educacional, 1995.

CEMEPE. Núcleo de Apoio às diferenças. Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=cemepe&pg=1010. Acesso em 15 de jan. de 2015.

DELORS, J. (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. 1998.

FACED/UFU. CEPAE - Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Universidade de Uberlândia. Disponível em: http://www.cepae.faced.ufu.br/. Acesso em 15 de janeiro de 2015.

______. PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Faculdade de Educação. Universidade Federal de Uberlândia. 2005.

FERREIRA, J. M. Mediação Pedagógica na Educação: possibilidades a partir das contribuições da abordagem de Reuven Feuerstein. 2010.

GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saber docente. 2º ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

MELO, G. F. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico do SENAC: a revista da educação profissional, Rio de Janeiro, v. 29-37,janeiro/abril 2009.

NÓVOA. A. (Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Ed. Porto, 1995.

______. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

______. (Org.). Profissão professor. 2ª ed. Porto: Ed. Porto, 1998.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2006.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Ed. Artmed, Porto Alegre: 2000.

______. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica.Editora Artmed, Porto Alegre: 2002.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

______. & ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ROCHA, C. Formação docente e o ensino de problemas combinatórios: diversos olhares, diferentes conhecimentos. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia – EDUMATEC/UFPE. Recife, PE. 2011.

SOUSA, S. M. Z. L; PIETRO, R.G. A educação especial. In: OLIVERIA, R. P; ADRIÃO, P.(orgs). Organização do ensino no Brasil. São Paulo: Xamã, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

UBERLÂNDIA. Diário Oficial do Município. Secretaria Municipal de Educação. Instrução Normativa SME nº 001/11. Dispõe sobre o funcionamento da Educação Especial nas Rede Municipal de Uberlândia. Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/2664.pdf. Acesso em 15 de janeiro de 2015.

UFU. Curso de Pedagogia – modalidade presencial, Uberlândia – Minas Gerais. 2006. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/graduacao. Acesso em 15 de janeiro de 2015.

______. Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação – Curso de Pedagogia, 2006. Acesso em 15 de janeiro de 2015. Disponível em: http://www.faced.ufu.br.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

DA SILVA SANTOS, G. O. ., & FERREIRA MELO, G. . (2018). FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 06-31. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8201

Edição

Seção

Artigos