“MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • MARCIA RAIKA E SILVA LIMA Universidade Federal do Piauí
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8239

Palavras-chave:

Formação Contínua, Significado e Sentidos, Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo tem sua gênese na interlocução entre as autoras sobre a atividade de ensinoaprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, tendo por base a tese de que as vivências de professores do Ensino Médio com alunos com NEEs podem produzir significados e sentidos acerca da atividade de ensino-aprendizagem que possibilitam a inclusão escolar. A pesquisa desenvolvida é de natureza histórico-crítica e objetivou investigar significados e sentidos produzidos por professores de Ensino Médio sobre a atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica é sustentada no Materialismo Histórico Dialético, na Psicologia Sócio-Histórica e na discussão sobre inclusão escolar. A participante da pesquisa foi uma professora com formação em História e com alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. Os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva para produção da informação e, para análise, a proposta dos Núcleos de Significação. Os resultados discutidos desvelaram que a participante da pesquisa, ao significar a educação inclusiva por “Meu mundo caiu”, no desenvolvimento da atividade de ensino-aprendizagem foi superando os sentimentos de angústias desencadeados ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula. Essa superação ocorreu conforme a professora se propôs à transformação e à ampliação de sua atividade de ensino-aprendizagem com esses alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e para refletir criticamente sobre sua atividade profissional e para apresentar alternativas de ensino-aprendizagem aos alunos com NEEs em sala de aula regular, propiciando a educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCIA RAIKA E SILVA LIMA, Universidade Federal do Piauí

Titulação: Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI – vinculação institucional: Centro de Estudos Superiores de Caxias- CESC/UEMA – endereço profissional: Morro do Alecrim s/n Caxias-MA Cep: 65.600-00.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Católica de São Paulo

Titulação: Doutorado em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Vinculação institucional: Universidade Federal do Piauí – UFPI. Endereço Profissional: Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga – Teresina – PI. CEP: 64049-550 UFPI. 

Referências

AGUIAR, W. M. J. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos Núcleos de Significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322,jan./abr. 2013.

_______; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Revista Psicologia Ciência e Profissão, ano 26, n. 2, p. 222-246.

_______; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de pesquisa, v. 45, n.155, p. 56-75, jan./mar. 2015.

BRASIL. Lei Federal 12. 796, de 04 de abril de 2013. Brasília/DF, 2013

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidade. Buenos Aires: Ciências Del Honbre, 1978.

LIMA, M. R e S. MEU MUNDO CAIU! As significações de uma professora de ensino médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.230f.

MINETTO, M. de F. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 9. ed. São Paulo: Difel, 1984. Livro I, v. I.

_______. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo: Centauro, 2002.

RUBINSTEIN, S. L. Princípios de psicologia geral. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1977.v. VI.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SZYMANSKI, H. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico acerca da entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R.; PRANDINI, R. C. R. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 2. ed. Brasília, DF: Líber livros, 2008.

TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotsky. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo:Martins Fontes, 2009.

_______. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

_______; LURIA, A. R. Estudos acerca da história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.

_______. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.

_______. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, ano IV, n. 21, p. 681-701, 2010. (Trabalho original publicado em 1935).

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

RAIKA E SILVA LIMA, M., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2021). “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 159-179. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8239