(RE)CONCEITUALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO, SERVIÇO SOCIAL E EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SEMEC (1968-2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8437

Palavras-chave:

(re)conceitualizações, educação infantil, SEMEC

Resumo

Neste estudo, apresentamos as diferentes (re)conceitualizações que a educação infantil teve ao longo do tempo, com foco especial entre 1968 e 2007 no âmbito da cidade de Teresina e na circunscrição de sua Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Para contextualizar, abordamos o surgimento da criança como sujeito histórico, discorrendo posteriormente acerca dos primeiros estabelecimentos destinados a esse público, até chegar à noção mais recente de educação infantil. Teoricamente, utilizamos a postura teórico-metodológica da Nova História Cultural, que permite perceber uma complexidade social, seus vieses e sua não-naturalidade, bem como o uso de diversas fontes. Como dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), documentos oficiais, entrevistas e bibliografias: Queiroz (1998), Kramer (1982), Lima (2016). Como resposta de pesquisa, considerou-se que a educação infantil foi-se firmando ao longo do tempo como tal; observou-se que, mesmo com a promulgação da Constituição Federal (CF/1988), que garantiu o direito educacional das crianças em creches e pré-escolas, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/96), que coloca o educação infantil como componente da educação básica, a posição da SEMEC Teresina de institucionalizar o atendimento à infância para sua alçada deu-se somente em 2007, decisão política do então secretário municipal de Educação, Washington Bonfim, face o surgimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB/2006) (re)conceitualizando a educação infantil como setor educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PEDRO THIAGO COSTA MELO, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor da educação básica na Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC-PI).

LUÍS CARLOS SALES, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

AMORIM, Rosa Rodrigues de. A evolução da concepção de educação infantil em Teresina: um estudo no âmbito de Teresina-PI. Trabalho de final de curso (Especialização),UFPI, 2007.

AZEVEDO, Fernando. A reconstrução educacional no Brasil ao povo e ao governo: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1932.

ARIÈS, P. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro:LCT, 1978.

ALVES, Bruna Molisani Ferreira. Infâncias e educação infantil: aspectos históricos, legais e pedagógicos.Disponívelem: http://revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH/article/view/272/204>. Acessado em 22/01/2018.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas. Lisboa: Editora Europa-América,2000.

CARVALHO E SILVA, Zélia Maria. História e memória da educação infantil em Teresina: PIAUÍ (1968 – 1996). Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Piauí, 2008. Entrevista gravada, concedida por Washington Bonfim, ao pesquisador Cláudio Barros Araújo. TERESINA, PIAUÍ, 2016

FÉLIX, Loiva Otero. Pesquisando memórias, construindo história. In: “Revue de métaphysique et de morale” (Org.). História e memória: a problemática da pesquisa. São Paulo: EDIUPF, 1998.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo:Atual, 1997.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Educação e sociedade no Piauí republicano. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1996.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Disponível em: http://www.inep.gov.br/.Acesso em: 12 de un. 2018

LIMA, Maria Carmem Bezerra. Quem são os professores da primeira infância?: Um estudo sobre o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil no estado do Piauí no contexto pós LDB 9.394/96. Tese (doutorado): Universidade Federal do Piauí, 2016.

NUNES, Myriam Nogueira Portella. PREFÁCIO. In: RUFINO, Marta Maria Girão. Atenção ao pequeno cidadão. Teresina: Prefeitura Municipal de Teresina, Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente – SEMCAD, 1997.

PASSOS, Guiomar de Oliveira (organizadora). SEMEC: cinquenta anos - educação de qualidade em Teresina. Teresina: UPG produções, 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Diretrizes curriculares do município de Teresina. Teresina, 2008.

QUEIRÓZ, Teresina de Jesus Mesquita. História, literatura, sociabilidades. Teresina:Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1998.

QUEIRÓZ, Teresina de Jesus Mesquita. História, literatura, sociabilidades. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1998.

REZENDE, Antônio de Paulo. (Des)encantos modernos: histórias da cidade do Recife na Década de 20. Recife: FUNDARPE, 1997.

SOUSA, Juliana Ferreira de. A avaliação da aprendizagem no contexto da educação infantil: o fazer do professor da rede municipal de Teresina. / Juliana Ferreira de Sousa – Teresina: 2013.

KRAMER, Sônia; HORTA, José Silvério Baia. A Idéia de Infância na Pedagogia Contemporânea. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: MEC,

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

COSTA MELO, P. T. ., & SALES, L. C. . (2019). (RE)CONCEITUALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO, SERVIÇO SOCIAL E EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SEMEC (1968-2007). Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 265-286. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8437

Edição

Seção

Artigos