PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE SUCESSO: O OLHAR DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10664

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Práticas significativas, Crianças

Resumo

Este artigo objetiva analisar práticas significativas de alfabetização e letramento, a partir do olhar de crianças que provêm dos meios populares e estão cursando o 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa e dentro desta perspectiva o estudo de caso. Para recolha dos dados, utilizaram-se: desenho infantil conjugado à oralidade, análise de documentos, observação e entrevista. Ao ouvir as crianças deste estudo, foi possível saber como vivenciam o processo de alfabetização e letramento e o que tem sido significativo para elas no ensino de seus professores. Dentre as práticas exitosas destacaram se a diversidade de metodologias para trabalhar os diferentes tipos de leitura, sendo a compartilhada, a individual, a contação de história as mais recorrentes. Evidenciaram-se as práticas de escrita espontânea e de livre expressão e o trabalho com a diversidade de gêneros textuais. No decorrer da pesquisa, por meio da observação e da construção do memorial reflexivo de uma professora alfabetizadora de sucesso, perceberam-se como se deu o processo de formação e de atuação dessa professora a partir de elementos de sua história de vida, do seu percurso escolar, das relações com os pares e saberes adquiridos na carreira profissional. Por fim, espera-se que os relatos e reflexões teóricas aqui apresentadas sobre o processo de alfabetização e letramento a partir de diferentes óticas, possam mobilizar e subsidiar os interessados pela temática, principalmente professores alfabetizadores, a continuarem a investigação e o registro de práticas significativas de alfabetização e letramento com crianças dos meios populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

MAGNA MELO VIANA, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi/BA. Professora da rede pública Municipal de Guanambi, especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII, B om Jesus da Lapa/BA. Preceptora do Programa de Residência Pedagógica (Bolsista Capes). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).

TATYANNE GOMES MARQUES, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ).

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista FaeebaEducação e contemporaneidade, Salvador, v.22, n.40, p-95-103, jul/dez. 2013.

ARRUDA Leticia; GROSCH, Maria Selma. Formação Continuada de Professoras Alfabetizadoras: reflexões sobre alfabetização e letramento. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, Ano 25, n. 44, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9998. Acesso em: 14 maio 2020.

BAGNO, Marcos. Fábulas fabulosas. In: BAGNO, M. (Org.). Práticas de Leitura e escrita. Brasília: Ministério de Educação, 2006. p. 50-53.

BARDIN, Laurence. A análise de conteúdo. São Paulo; Edições 70, 2011.

BOGDAN, Roberto C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradutores: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos e Telma Mourinho. 88 Baptista. ed Porto Editora,1994.

BRITO, Antonia Edna. Narrativas de Alfabetizadoras Bem Sucedidas: a prática docente como objeto de análise e reflexão. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, Ano 21, n. 35, jul./dez 2016. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7448. Acesso em: 14 dez. 2019.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o ba, bé, bi, bó, bu. São Paulo. Scipione,1998.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística.1ª ed. São Paulo. Scipione, 2009.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Martin Claret, 2007.

CARVALHO, Wirla Risany Lima. Práticas Pedagógicas e Docentes Diferenciadas: currículo em ação em uma experiência no ensino fundamental. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, Ano 25, n. 44, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9172. Acesso em: 14 maio 2020.

CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; NASCIMENTO, Matheus Monteiro; OSTERMANN, Fernanda. A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema. Pelotas, RS, v. 15, n. 3. 2018. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1059. Acesso em: 20 dez. 2019.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras; tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Trabuco. Venezuela. -11ed-São Paulo: Cortez,2003.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtentein, Liana Di Marco e Mario Corvas. Porto Alegre: Artes Médicas,1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Leitura e realidade brasileira. 7. ed. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2012.

GOBBI, Marcia. Desenho Infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: GOBBI, M. (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias com crianças pequenas. -3. ed. Campinas, SP, 2009.

GOBBI, Roseane Vital. Sucesso e Fracasso Escolar nas Famílias Populares: Um Estudo de Caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG, 2008.

GUEDES, Avelino. O sanduíche da Maricota. I lustrações do autor. 7 . ed . São Paulo: Moderna, 1995.

GUEDES, Neide Cavalcante; GOMES, Tiago Pereira. Modos de Praticar a Docência na Educação Infantil: narrativas dialógicas e reflexivas. Práxis Educacional, Vitória da

Conquista-BA, v. 15, n. 33, p. 164-185, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281>. Acesso em: 15 nov. 2019.

HERBAUTS, Anne. De que cor é o vento?1ª ed. São Paulo: Editora FTD, 2013. IDEB. Índice de desenvolvimento da educação básica, 2015. Dados disponíveis em:<http://ideb.inep.gov.br/ Site/> Acesso em : 4 abr. 2017.

KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.

LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: As razões do Improvável. São Paulo: Ática, 2004.

LEITE, Maria Isabel. Planejamento coletivo no ciclo da alfabetização: a cultura da colaboração como possibilidade para aprendizagem. Salto para o futuro, Brasília, ano

XXIII, n. 3, p. 24-28, abr. 2013.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1931.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In.: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991. pp. 13-33.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p.15-35.

QUINTANA, Mario. Para viver com poesia: seleção e organização Márcio Varssallo. São Paulo: Globo, 2007.

REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira; SANTOS, Jocelma do Carmo; MARQUES, Tatyanne Gomes. Alfabetização e Letramento em uma Escola no Campo: uma análise a partir do trabalho com a Literatura Infantil. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, Ano 23, n. 40, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7233. Acesso em: 20 dez. 2019.

ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

ROCHA, Ruth. Toda criança do mundo mora no meu coração. São Paulo: Ática, 2007.

ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: ROJO, R. (Org.). Práticas de Leitura e escrita. Brasília: Ministério de Educação, 2006. p. 24-29.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 48. ed. 49. reimp. Tradução Dom Marcos Barbosa. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Os gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação. mai/jun/jul/ago 1999- n/11.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e realidade brasileira. 7. ed. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2012.

SOARES, Maria Inês Bizzoto. Alfabetização Linguística da teoria à pratica. Belo Horizonte. Dimensão, 2010.

SOARES, Magna. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Abr 2004, no.25, p.5-17.

SOARES, Magna. Letramento um tema em três gêneros. 2. ed. 11. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, Sirlene Barbosa de; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. Práticas de Ensino da Língua Escrita na Escola: uma reflexão acerca do saber-fazer de professoras dos anos iniciais. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, Ano 22, n. 37, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7578. Acesso em: 20 dez. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

VAL, Maria da Graça Costa, et. al. Produção escrita: trabalhando com os gêneros textuais Belo Horizonte: Ceale/Fae/Ufmg, 2007.

VALADARES, Eduardo; MENDONÇA, Marcela; MORAES, Fabiano. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.

VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidades. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI; G.; ZAGO, N. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 45-60.

YIN, Robert: Estudo de caso: planejamentos e métodos/ trad. Daniel Grassi-2. Ed.- Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-03-16

Como Citar

DE OLIVEIRA REIS, S. M. A. ., MELO VIANA, M. ., & GOMES MARQUES, T. . (2020). PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE SUCESSO: O OLHAR DA CRIANÇA. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 06-37. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10664

Edição

Seção

Artigos