IAH: INTERNACIONALIZAÇÃO E/OU INTERCULTURALIDADE AT HOME?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193

Palavras-chave:

Internacionalização at home, Interculturalidade at home, Educação Superior

Resumo

Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de internacionalização at home e interculturalidade, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Como principais resultados, temse a proposta de repensar a internacionalização at home como um meio de se desenvolver aspectos da interculturalidade no espaço da educação superior, além de um olhar para forças que minam e impulsionam esses construtos. As principais aproximações e distanciamentos identificados foram a incorporação das discussões de temas como a colonialidade e a interculturalidade crítica; a necessidade se expandir pesquisas na área, ainda incipientes quando se trata do ponto de vista de competências interculturais e a necessidade de se incluir a perspectiva histórica do contexto. Para os distanciamentos, entende-se que interculturalidade at home é muito mais abrangente do que a internacionalização at home, sendo esse último, um meio e não o fim para as discussões conceituais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE, Universidade Federal do Amazonas

PhD em Educação (PUCRS), Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET).

MARILIA COSTA MOROSINI, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pós Doutora pela UTexas, Coordenadora do RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior; Coordenadora do Centro de Estudos de Educação Superior (CEES); Coord. PRONEX / CNPq / FAPERGS. Pesquisadora A1 CNPq.

Referências

ABDALLAH-PRETCEILLE, M. La educación intercultural. Barcelona: Idea Books, 2001.

AUPETIT, S.; ESCOBAR, V. (Org.). Internacionalizacion de la Educacion Superior y las ciencias em America Latina: un estado del arte. Venezuela: Iesalc/Unesco, 2014. 220 p.

BANKS, J. A. An introduction to multicultural education. Boston: Ally & Bacon, 1999.

BARTOLOMÉ PINA, M. Diagnóstico a la escuela multicultural. Barcelona: CEDECS, 1997.

BEELEN, J.; LEASK, B. Internationalization at home on the move. Berlin: Dr. Josef Raabe Verlag, 2011.

BEELEN, J; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A., MATEI, L.; PRICOPIE, R. ; SALMI, J.; SCOTT, P. (Eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies, v. 1, p. 59-72, 2015.

CANDAU, V. M. Relatório da Pesquisa Universidade, Diversidade Cultural e Formação de Professores. Rio de Janeiro: Departamento de Educação da PUC-RIO, 2003.

CANDAU, V. M.; KOFF, A. M. N. S. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, p. 471-93,

maio/ago. 2006.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa, v. 46, e216262 , p. 1-20, 2020.

CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências interculturais na educação superior: uma perspectiva do continente brasileiro. Laplage em Revista, v. 6, n. 1, p. 61-74 2020a.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Estado do conhecimento sobre competências interculturais no contexto brasileiro: o início de uma caminhada. Revista Panorâmica online, v. 30, 2020b.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021001-e021001, 2021.

COSTA, B. S. Viagem de (auto)descobrimento: experiências de mobilidade estudantil de graduação no Programa Escala/AUGM/UFRGS. 2014. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS, 2014. 231 p.

DEARDORFF, D. K. Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization. Journal of Studies in Intercultural Education, n. 10, p. 241-266, 2006.

DE WIT, H. Rethinking the concept of internationalisation. In: Going Global: Identifying Trends and Drivers of International Education, p. 213-218 Emerald Group Publishing, London, 2013.

DE WIT, H. Internationalization of higher education in the United States of America and Europe: A historical, comparative and conceptual analysis. Westport, CT: Greenwood Press,2002.

DE WIT, H. Misconceptions about (the End of) Internationalisation: The Current State of Play. In: E. Jones, R. Coelen, J. Beelen and H. de Wit (Eds.), Global and Local Internationalization, pp. 15-20. Sense Publishers, Rotterdam, 2016.

DE WIT, H. Misconceptions of Internationalization Still Prevailing. University World News, July 16, 2017.

FREITAS, M. E. A mobilidade como novo capital simbólico nas organizações ou sejamos nômades? In: Barbosa, Livia. (Coord.). Cultura e diferença nas organizações. Reflexões sobre nós e os outros. São Paulo: Atlas, 2009, p. 89-115.

GUIMARAES, F. F; FINARDI, K. R. Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação? Ilha do Desterro v. 71, nº 3, p. 015-037, Florianópolis, set/dez 2018

HEYWARD, M. From international to intercultural: Redefining the international school for a globalised world. Journal of Research in International Education, v. 1, n.1, p. 9–32, 2002.

INEP. Censo da Educação Superior 2016 - Notas Estatísticas. 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 27 mai. 2019.

LEASK, B. Using formal and informal curricula to improve interactions between home and international students. Journal of Studies in International Education, 13(2), 205–221, 2009.

______. Internationalization of the curriculum in action. A guide: University of South Australia, 2012.

______. Internationalizing the curriculum. London: Routledge, 2015.

LEAL, F. G.; OREGIONI, M. S. Aportes para analizar la internacionalización de la educación superior desde Latinoamérica: un enfoque crítico, reflexivo y decolonial. Revista Internacional de Educação Superior, v. 5, p. e019036, 16 fev. 2019.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál, Florianópolis, v. 10 n. esp, p. 37-45, 2007.

LUCE, M. B.; FAGUNDES, C. V.; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade

acadêmica. Avaliação (Campinas) [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.317-340.

MARTINEZ, J. Z. Entre fios, pistas e rastros: os sentidos emaranhados da internacionalização da educação superior. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

MATO, D. Interculturalidad, producción de conocimientos y prácticas socioeducativas. ALCEU, v.6, n.11, p.120-138, jul./dez. 2005.

MAUES, O. C; BASTOS, R. dos S. Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 333-342, set.-dez. 2017.

McLAREN, P. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

MOROSINI, M. C. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Brasília: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006b. p. 93-161. (Glossário, 2 v.).

MOROSINI, M. Qualidade e internacionalização da Educação Superior: estado de conhecimento sobre indicadores. In: BROILO, C.; CUNHA, M. (Org.). Qualidade da Educação Superior: grupos investigativos internacionais em diálogo. Araraquara: Junqueira & Marin Eds., 2012. p. 29-62.

______. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014.

______. Internacionalização da educação superior. Educação (Porto Alegre), v. 40, n. 3, p. 288-292, set.-dez. 2017

______. INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO – IOC: produção em Organismos multilaterais. Dossiê “Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas” Revista ROTEIRO, UNOESC, jan-mar, 2018.

MOROSINI, M. C.; USTÁRROZ, E. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, 29(97), 35-46, 2016.

MOROSINI, M. C.; CORTE, M. G. D. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 97- 120, jan/mar. 2018.

MOROSINI, M. C (Org). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

PINTO, M. M.; LARRECHEA, E. M. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 718-735, nov. 2018

REYNA, M. H. Sobre los sentidos de “multiculturalismo” e “interculturalismo”. Ra Ximhai, v.3, n. 2, p. 429-442, Sinaloa, mai/ago. 2007.

ROJAS, A. ¿Etnoeducación o educación intercultural? Estudio de caso sobre la licenciatura en Etnoeducación de la Universidad del Cauca. In: MATO, D (Coord.). Diversidad Cultural e Interculturalidad en Educación Superior. Experiencias en América Latina. Caracas: IESALC-UNESCO, 2008.

ROSA, B. J. da; SANTOS, P.K. dos; MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior África – Brasil: contribuições para a inovação da educação superior. IV SIPASE. Porto Alegre, 2018.

SOUSA SANTOS, B. de. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

SAMPAIO, H.; SAES, P. Internationalization of Higher Education: a balance of the literature in Brazil. In: AUPETI, S.; ESCOBAR, V. Internacionalizacion de la Educacion Superior y las ciencias en America Latina: um estado del arte. Caracas: Iesalc, 2014. p. 49-76.

TUBINO, F. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. In: Encuentro continental de educadores agustinos. Lima, 24-28 de enero de 2005. Disponible en:

http://oala.villanova.edu/congresos/educación/lima-ponen-02.html.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. 2009. Seminário Interculturalidad y Educación Intercultural, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009. Disponível em: http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural.html. Acesso

em: 20 ago 2018.

______. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones AbyaYala: Quito, 2009a. Disponível em http://www.derecho.uach.cl/documentos/Interculturalidad-estado-ysociedad_Walsh.pdf. Acesso em: 20 ago 2018.

WÄCHTER, B. Internationalisation at home: the context. In: CROWTHER, P.; JORIS, M.; OTTEN, M.; NILSSON, B.; TEEKENS, H.; WÄCHTER, B. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, 2000, p. 5-13.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

SANTOS CLEMENTE, F. A. ., & COSTA MOROSINI, M. . (2021). IAH: INTERNACIONALIZAÇÃO E/OU INTERCULTURALIDADE AT HOME?. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 83-108. https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193

Edição

Seção

Artigos