Revistas

  • CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades

    A revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música do Programa de Pós-graduação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI e ao grupo de pesquisa Eleko: histórias, culturas e experiências formativas do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universersidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.


     


    The journal Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - is linked to the Research Group Education, History and Music Teaching of the Postgraduate Program (PPGEd) of the Federal University of Piauí - UFPI and to the research group Eleko: histories, cultures and formative experiences of the Postgraduate Program in Education (ProPEd) of the State University of Rio de Janeiro - UERJ. Its mission is to promote dialogues between different fields in the area of education, privileging epistemologies, perspectives and theoretical approaches that contemplate the diversity in the ways of being, existing and thinking.

  • Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

    A revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc), vincula-se ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Epistemologia da Prática profissional  (NIPEEPP) do Programa de Pós-graduação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
    Trata-se de um periódico com publicação quadrimestral cuja missão promover   reflexões e estimular o debate teórico-metodológico  na  educação, ou seja,   compreender a epistemologia e práxis peculiares deste campo cientifico para  ampliar e socializar seu conhecimento neste campo. Seu objetivo é fomentar a produção dos trabalhos acadêmicos e estabelecer o diálogo referentes às temáticas do campo da educação produzidos na graduação e pós-graduação, em diferentes contextos e culturas por alunos, professores e pesquisadores. Sua equipe integra  pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), do México, da Espanha, de Portugal e do  Brasil.
    A publicação  pode ser efetuada  por  meio de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas produzidos por doutores, doutorandos, mestres, especialistas e graduandos.


     


    Prezados leitores, autores e avaliadores


    Nossa revista esta com o layout atualizado! E isso é maravilhoso! O site anterior será desativado e todos os números e volumes da EPEduc já constam aqui!


    Assim, novas submissões devem ser feitas usando este endereço: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc


    Considerando sua valiosa contribuição para nossa EPEduc gentilmente vimos solicitar que acesse o sistema e faça um novo cadastro como avaliador neste link: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc


    Gratidão pela parceria!


    Comissão Editorial

  • Cadernos Arendt


    Os cadernos Arendt visam constituir um espaço de debates em torno das múltiplas questões suscitadas a partir das reflexões arendtianas.


    Conhecida, sobretudo, por sua filosofia política que gravita em torno dos "tempos sombrios", refletindo acerca da perda do sentido da política, Arendt, uma das pensadoras mais relevantes de nosso tempo, deixou uma obra profícua e profunda, que continua no centro da discussão filosófica-política. Daí, a relevância destes cadernos, um periódico singular no Brasil e na América Latina.


    Espaço aberto para o confronto de interpretações, os Cadernos Arendt pretendem veicular artigos que se dedicam a explorar as ideias da filósofa, desvendar a trama dos seus conceitos que são tecidos em seus escritos que consagram a influência e a repercussão por ela exercida. Assim, os estudos que serão veiculados nos Cadernos Arendt procurarão comparar o tratamento por ela dado a alguns temas com os de outros autores, trabalhos que se empenham em avaliar enquanto um todo a atualidade do pensamento arendtiano.


    Gerenciado pelo NUPHA – Núcleo de Pesquisa Hannah Arendt e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí, os Cadernos Arendt têm como mote difundir ensaios de especialistas brasileiros e internacionais, bem como traduções de manuscritos da autora. 


     


  • Cadernos do PET Filosofia

    Esta publicação propõe-se a divulgar os trabalhos de professores, pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação em filosofia, incentivando seus trabalhos de pesquisa em temas estritamente filosóficos e filosófico-educacionais relevantes para nossa comunidade e para as grandes questões contemporâneas de nossa experiência histórica.


    This philosophy journal aims to publish papers of professors, researchers, graduate and undergraduate students by helping them to push ahead their studies  concerning important philosophical themes of relevancy to our community and related to the great contemporary issues of our historical experience.


    Abrimos também espaço de publicação para os professores e pesquisadores de filosofia e outros interessados em debater a experiência filosófica e seu ensino nos seus níveis fundamental, médio e superior, ajudando a refletir criticamente sobre nossas práticas, valores e objetivos.


    Cadernos do PET Filosofia não tem restrição de ordem filosófica, ideológica, política, sexual, racial ou de gênero. Publicamos artigos, resenhas, notícias acadêmicas e resumos de teses/dissertações. O acesso aos nossos textos é inteiramente livre para os leitores, ainda que não cadastrados no nosso sítio; bem como não há cobrança de nenhuma taxa aos autores para submissão e/ou edição de trabalhos.


    The Cadernos do PET Filosofia publishes papers, reviews, academic news and summaries of dissertations and doctoral thesis in English, Portuguese, French, Italian and Spanish. People have free access to the contents of journal and authors does not pay any tax or fee to publish.


    QUALIS CAPES: B4

  • Revista Prevenção de Infecção e Saúde

    A Revista Prevenção de infecção e Saúde-REPIS, foi criada em janeiro de 2015, editada pelo Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, vinculado ao CNPq desde 2003. 


    A Revista Prevenção em Infecção e Saúde (REPIS) é um periódico on-line veículo oficial da Human Exposoma and Infectious Diseases Network (HEID). Possui publicação trimestral e é editada pelo Núcleo de Estudos de prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP) em colaboração  com o  Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (NUPCISS).


    A Revista Prevenção de Infecção e Saúde (REPIS), publica manuscritos nas seguintes categorias: Original, Revisão Sistemática e Integrativa de Literatura, Textos reflexivos, Relato de Experiência, Atualizações e Short Communication/ Brief Report.


    EDIÇÕES ANTERIORES  


    As publicações de 2015 até 2021 estão hospedadas no site antigo, para ter acesso clique aqui.


    QUALIS CAPES REFERÊNCIA 2021


    A revista alcançou o Qualis B3.


    Áreas de Interesse



    • Doenças infecciosas

    • Aspectos epidemiológicos de doenças infecciosas

    • Infecções relacionadas a assistência a saúde

    • Infecção hospitalar

    • Infecção comunitária

    • Microbiologia aplicada a infecção

    • Saúde e segurança

    • Segurança do paciente

    • Segurança do trabalhador

    • Riscos ocupacionais

    • Infecções sexualmente transmissíveis

    • HIV/aids e outras IST

    • Outros temas relevantes a área da saúde


    » Instrução para submissão


    A submissão deve ser feita pelo sistema: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis com seu login e senha. Para submeter o texto todos os autores deverão estar inscritos na Revista Prevenção de Infecção e Saúde, e todas as informações devem ser preenchidas corretamente nos metadados de submissão. É necessário anexar a declaração de transferência de direitos autorais, bem como os outros documentos suplementares.


    » Taxas de publicação


    A revista NÃO cobra taxas de processamento de texto (Submissão e publicação) e pratica o OpenAcess.

  • Linguagens, Educação e Sociedade

    A Revista Linguagem, Educação e Sociedade é um veiculo divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Com publicação quadrimestral desde 2018 voltada para o campo da Educação e áreas afins, publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras clássicas ou inéditas na área de Educação, como forma de contribuir com a divulgação do conhecimento científico e com o intercâmbio de informações. A Revista aceita para publicação, conforme a politica editorial, textos de profissionais e pesquisdadores nacionais e internacionais da area de Educação e areas afins.

  • Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí


    Foco e Escopo


    O Jornal de Ciências e Saúde – JCS, órgão cientifico do HU-UFPI, tem como objetivo contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área da saúde e ciências afins. Aceita para publicação artigos nas línguas portuguesa,  e inglesa, resultantes de artigos originais, revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência e reflexão, desde que atendam às suas normas de publicação. Clique aqui para acessar o site anterior.
    Lançada em formato eletrônico no ano de 2018, com periodicidade quadrimestral, no ano de 2021 o Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da UFPI, está hospedado em novo ambiente virtual, mais moderno e com novas funcionalidades, tudo isso para melhorar o processo editorial e para nos auxiliar de forma mais efetiva na comunicação com toda comunidade.


  • INFORME ECONÔMICO (UFPI)

    Revista eletrônica do Departamento de Ciências Econômicas da UFPI.

  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

    A Revista Educação e Formação Humana(EDUFOH) é um períódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Criticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


    Com edição semestral, A Revista Educação e Formação Humana tem como objetivo publicar manuscritos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, contribuam para a difusão do conhecimento crítico na área da educação e para o avanço da pesquisa educacional, suscitando novas questões e estimulando a atuação dos educadores. Seu direcionamento investigativo se desenvolve mediante às linhas de pesquisa: 1) Formação de Educadores, Práticas Educativas e Desenvolvimento Humano; 2) Psicologia e Educação: processos educativos e subjetividade; 3) Práticas educativas na infância e educação infantil; 4) Ensino de Física e Educação Matemática: Princípios e Práticas da Organização do Ensino. 


    Em conformidade com a política editorial, recebe manuscritos em fluxo contínuo podendo estrutura-se em duas seções: (i) Dossiê Temático; (ii)  Artigo de fluxo contínuo. 


     

  • Rev Enferm UFPI

    A Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (REUFPI) é um periódico on-line, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua primeira edição foi publicada em 2012. Atualmente, possui Qualis B3 (qualis provisório), desde 2019 está entre as 50 revistas mais citadas na América Latina segundo o Ranking Citacion Cuiden . O periódico utiliza o Digital Object Identifier (DOI®). Tem como missão promover disseminação do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras áreas da saúde, por meio da publicação de manuscritos empíricos ou teóricos, com foco na interlocução internacional. 


    A REUFPI, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass) e aceita manuscritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Destina-se a publicação de manuscritos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência, reflexão e cartas ao editor, desde que atendam às suas normas de publicação. 

  • Revista da Academia de Ciências do Piauí

    A Revista da Academia de Ciências do Piauí é uma publicação on-line, aberta e gratuita, de periodicidade semestral, da ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO PIAUÍ -ACIPI, criada como um projeto de divulgação da pesquisa, extensão e inovação realizadas por seus acadêmicos e comunidade científica em geral, com finalidade de promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas. Ao articular e divulgar a produção científica dos diversos campos das ciências, através da publicação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e apoio a eventos, objetiva promover o diálogos com pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras, fortalecendo o conhecimento científico produzido no Estado. A responsabilidade administrativa da revista pertence Academia de Ciências do Estado, através dos seus gestores, e a acadêmico-cientifica do seu corpo técnico.