Revistas

  • Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da UFPI


    Foco e Escopo


    O Jornal de Ciências e Saúde – JCS, órgão cientifico do HU-UFPI, tem como objetivo contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área da saúde e ciências afins. Aceita para publicação artigos nas línguas portuguesa,  e inglesa, resultantes de artigos originais, revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência e reflexão, desde que atendam às suas normas de publicação. Lançada em formato eletrônico no ano de 2018, com periodicidade quadrimestral.




    Processo de Avaliação pelos Pares


    Os artigos enviados ao Jornal de Ciências e Saúde – JCS, órgão cientifico do HU-UFPI passam por etapas de avaliação. Na primeira etapa o manuscrito é designado ao editor de seção que fará análise de acordo com as normas e escopo da Revista. Após esta análise o manuscrito poderá estar apto a segunda etapa ou ser devolvido aos autores para readequar as normas, complementar o preenchimento dos metadados de submissão e/ou apresentar documentos suplementares. Poderá também ser recusado por não atender ao escopo do JCS HU-UFPI.


    Na segunda etapa, o manuscrito será avaliado por dois avaliadores ad hoc (peer review), que emitirão parecer consubstanciado, de acordo com as normas da Revista, a respeito do conteúdo, da originalidade, do rigor metodológico e das contribuições para prática profissional. Nesta etapa omite-se a identificação dos consultores e dos autores. No caso de discordância de parecer o manuscrito poderá ser enviado a um terceiro avaliador ad hoc.


    Após a análise dos avaliadores, o manuscrito poderá ser Aceito, Correções Obrigatórias ou Novas Submissões, com finalidade de contribuir para produção cientifíca da área de saúde e ciências afins,
    de acordo com a deliberação do Conselho de Editoração, sendo o resultado comunicado ao autor responsável por meio do sistema OJS/SEER e pelo e-mail informado no processo de submissão.




    Periodicidade


    Quadrimestral




    Política de Acesso Livre


    Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.



    Arquivamneto





    Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...



    Creative Commons


    Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 não adaptada.




     

  • INFORME ECONÔMICO (UFPI)

    Revista eletrônica do Departamento de Ciências Econômicas da UFPI.

  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

    A Revista Educação e Formação Humana(EDUFOH) é um períódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Criticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


    Com edição semestral, A Revista Educação e Formação Humana tem como objetivo publicar manuscritos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, contribuam para a difusão do conhecimento crítico na área da educação e para o avanço da pesquisa educacional, suscitando novas questões e estimulando a atuação dos educadores. Seu direcionamento investigativo se desenvolve mediante às linhas de pesquisa: 1) Formação de Educadores, Práticas Educativas e Desenvolvimento Humano; 2) Psicologia e Educação: processos educativos e subjetividade; 3) Práticas educativas na infância e educação infantil; 4) Ensino de Física e Educação Matemática: Princípios e Práticas da Organização do Ensino. 


    Em conformidade com a política editorial, recebe manuscritos em fluxo contínuo podendo estrutura-se em duas seções: (i) Dossiê Temático; (ii)  Artigo de fluxo contínuo. 


     

  • Revista de Enfermagem da UFPI

    A Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (REUFPI) é um periódico on-line, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua primeira edição foi publicada em 2012. Atualmente, possui Qualis B3 (qualis provisório), ocupa, desde 2019, o 17º lugar no Ranking Citacion Cuiden e utiliza o Digital Object Identifier (DOI®). O periódico tem como missão promover disseminação do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras áreas da saúde, por meio da publicação de manuscritos empíricos ou teóricos, com foco na interlocução internacional. 


    A REUFPI, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass) e também publicará 80 manuscritos por ano, além dos editoriais. A REUFPI aceita manuscritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Destina-se a publicação de manuscritos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência, reflexão e cartas ao editor, desde que atendam às suas normas de publicação. 

  • Revista da Academia de Ciências do Piauí

    A Revista da Academia de Ciências do Piauí é uma publicação on-line, aberta e gratuita, de periodicidade semestral, da ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO PIAUÍ -ACIPI, criada como um projeto de divulgação da pesquisa, extensão e inovação realizadas por seus acadêmicos e comunidade científica em geral, com finalidade de promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas. Ao articular e divulgar a produção científica dos diversos campos das ciências, através da publicação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e apoio a eventos, objetiva promover o diálogos com pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras, fortalecendo o conhecimento científico produzido no Estado. A responsabilidade administrativa da revista pertence Academia de Ciências do Estado, através dos seus gestores, e a acadêmico-cientifica do seu corpo técnico.