Determinantes do desempenho escolar nos municípios cearenses no Ideb-2017

Autores

  • Paulo Eduardo Panassol Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/2764-1392.719

Palavras-chave:

Economia do setor público, Investimento público em educação, Educação, Desempenho Escolar, Qualidade Educacional

Resumo

Os municípios do Ceará vêm, sistematicamente, desde 2007, superando as metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e tais resultados estão entre os melhores do país, em que pese a renda per capita média situar-se entre as menores entre os estados brasileiros. Mais, tal desempenho se dá de forma mais eficiente em relação à média das redes municipais brasileiras, a partir do valor investido por aluno frente ao Ideb. Assim, a partir dos resultados no Ideb-2017 e do uso de estimações quantílicas e por mínimos quadrados ordinários, o objetivo deste estudo foi investigar os fatores determinantes da qualidade educacional dos alunos dos anos finais do ensino fundamental das redes municipais cearenses, em linha com o referencial teórico da eficácia escolar (FRANCO et al. 2007; SAMMONS, 2008; SOARES; ALVES, 2013; ALVES; SOARES, 2013; ALVES; SOARES; XAVIER, 2016). Os resultados aqui encontrados permitem concluir que os fatores relacionados ao background dos alunos são mais significativos nos quantis mais altos da distribuição condicional da variável dependente, enquanto que as características das escolas e dos professores contribuem mais para a qualidade educacional dos alunos cearenses com as menores notas no
referido indicador.

Referências

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, mar. 2013.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: Hiato entre Grupos Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 49-81, 2016.

ARAÚJO, H. E., CODES, A., UDERMAN, L. O Ideb como instrumento de gestão para uma educação de qualidade – a educação brasileira vista pelas lentes do Ideb. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, maio 2019. (Texto para discussão n. 2474).

BECSKEHÁZY, I. Institucionalização do direito à educação de qualidade: o caso de Sobral, CE. 2018. 443f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em:

BETTI, L. P. Características da escola e desempenho acadêmico: uma análise sobre o impacto da distribuição desigual de recursos escolares nas notas dos alunos brasileiros. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

BEZERRA, V. R. G. et al. Avaliação do impacto das políticas educacionais em Sobral sobre a evasão escolar. Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas. In: ENCONTRO ANPEC, 46., 2018. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos ... Rio de Janeiro: ANPEC, 2018. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/encontro/2018/submissao/files_I/i12-c7627745584386158a69a2ea52562802.pdf> Acesso em: 18 jan. 2020.

BONDEZAN, K. L.; DIAS, J. Crescimento econômico de longo prazo no Brasil: uma abordagem sobre o da acumulação de capital e das instituições [sic]. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 41., 2013, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ANPEC, 2013. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/encontro/2013/files_I/i6-f59cf4d66d3ed10357d9b7fa4b98dd06.pdf>. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) – 2013 a 2017. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/fnde_sistemas/siope/relatorios/arquivos-dados-analiticos>. Acesso em: 20 fev 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEPa. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

________. – INEPb. Ideb – Resultados e Metas por municípios – 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/ideb/resultados>. Acesso em: 18 mar. 2020.

________. – INEPc. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/ideb>. Acesso em: 18 mar. 2020.

________. – INEPd. Saeb (Aneb/Prova Brasil) – 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados>. Acesso em: 19 fev 2020.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Produto Interno Bruto por Município. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html?=&t=resultados>. Acesso em: 18 mar. 2020.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CADAVAL, A. F. Qualidade da educação fundamental e sua relação com o crescimento econômico. 2010. 213f. Tese (Doutorado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CARNEIRO, D.; IRFFI, G. Coordenação interfederativa no incentivo à educação: o caso do Estado do Ceará. In: ENCONTRO DO CEARÁ EM DEBATE, 12., 2016, Fortaleza. Anais eletrônicos ... Fortaleza: IPECE, 2016. Disponível em: <http://www2.ipece.ce.gov.br/encontro/2016/>. Acesso em 20 fev. 2020.

CARD, D.; KRUEGER, A. Does school quality matter? Returns to education and the characteristics of public schools in the United States. The Journal of Political Economy, Chicago, v. 100, n. 1, p. 1-40, Feb. 1992.

CEARÁ. Secretaria do Planejamento e Gestão. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE. Metodologia de Cálculo da Quota Parte do ICMS. Disponível em: <https://www.ipece.ce.gov.br/apresentacoes-de-metodologia-de-calculo-da-quota-parte-do-icms/>. Acesso em: 04 maio 2020.

CHIRINÉA, A. M.; BRANDÃO, C. F. O Ideb como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr./jun. 2015.

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington: Office of Education/US Department of Health, Education, and Welfare, 1966.

CRUZ, L. R.; LOUREIRO, A. Alcançando uma educação de nível mundial em condições socioeconômicas adversas: o caso de Sobral no Brasil, 2020. Washington, DC: Grupo do Banco Mundial. (Relatório n. 150472). Disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/en/778741594193637332/Achieving-World-Class-Education-in-Adverse-Socioeconomic-Conditions-The-Case-of-Sobral-in-Brazil>. Acesso em: 25 julho de 2020.

CUNHA, F.; HECKMAN, J. J. The technology of skill formation. American Economic Review, Pittsburgh, v. 97, n. 2, p. 31-47, May 2007.

DOMICIANO, F. L.; ALMEIDA, A. T. C. Gastos públicos municipais e os resultados do Ideb: evidências para os municípios paraibanos. Revista Economia e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 14, n. 1, p. 44-64, 2015.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, out. 2007.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília, DF: INEP, 2007.

FARIA, E. M.; GUIMARÃES, R. R. M. Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 61, p. 192-215, jan./abr. 2015.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: INEP, 2007. (Texto para Discussão, n. 26).

________. A universalização da avaliação e a criação do Ideb: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 99-111, 2016.

FERNANDES, R.; GREMAUD, A. Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. In: VELOSO, F. et al. (Org.). Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 213-238.

FRANCO, C. et al. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.55, p. 277-298, abr./jun. 2007.

FRANCO, C.; BROOKE, N.; ALVES, F. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 625-638, out./dez. 2008.

FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GARCIA, F. G.; SIMONASSI, A. G.; COSTA, R. F. R. A Lei 14.023/07 e os investimentos em educação fundamental e saúde nos municípios cearenses: uma análise no período 2006-2010. Revista Economia e Desenvolvimento, v. 14, n. 1, p. 3-24, 2015.

GRAMANI, M. C. A desigualdade socioeconômica afeta mais municípios menos favorecidos? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 164, p. 470-494, abr./jun. 2017.

GREENE, W. Econometric analysis. 7th ed. One Lake Street, Upper Saddle River: Prentice Hall, 2012.

HANUSHEK, E. A. The economics of schooling: production and efficiency in public schools. Journal of Economic Literature, Pittsburgh, v. 24, p. 1141-1177, Sept. 1986.

________. Assessing the effects of school resources on student performance: an update. Educational Evaluation and Policy Analysis. v. 19, n. 2, p. 141-164, Summer 1997.

________. Alternative school policies and the benefits of general cognitive skills. Economics of Education Review, Princeton, n. 25, p. 447-462, 2006.

________. Education production functions. In: BRADLEY S.; GREEN, C. (Ed.). Economics of Education. 2. Ed. London: Academic Press, 2020, p. 161-170, 2020.

HANUSHEK, E. A.; LUQUE, J. A. Efficiency and equity in schools around the world. Economics of Education Review, Princeton, v. 22, p. 481-502, 2003.

HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. Education and economic growth. In: PETERSON P.; BAKER, E; MCGAW, B. (Editors). International Encyclopedia of Education, v. 2, p. 245-252. Oxford: Elsevier, 2010.

HECKMAN, J. J.; MOSSO, S. The economics of human development and social mobility. National Bureau of Economic Research (NBER). Feb. 2014. (Working paper, 19925). Disponível em: <http://www.nber.org/papers/w19925>. Acesso em: 26 abr. 2020.

HYMAN, J. Does money matter in the long run? Effects of school spending on educational attainment. American Economic Journal: Economic Policy, v. 9, n 4, p. 256–280, Nov. 2017.

KOENKER, R.; BASSETT, G. Robust tests for heteroscedasticity based on regression quantiles. Econometrica, v. 50, n. 1, p. 43-61, Jan. 1982.

KOENKER, R.; MACHADO, J. Goodness of fit and related inference processes for quantile regression. Journal of the American Statistical Association, v. 84, p. 1296-1310, 1999.

KROTH, D.; GONÇALVES, F. O impacto dos gastos públicos municipais sobre a qualidade da educação: uma análise de variáveis instrumentais entre 2007 e 2011. In: ENCONTRO ANPEC, 42., 2014, Natal. Anais eletrônicos ... Natal: ANPEC, 2014. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/encontro/2014/submissao/files_I/i5-7bcb5e4409a351f74858dcf4857c04ce.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.

KRUEGER, Alan B. Economic considerations and class size. The Economic Journal, Oxford, v. 113, n. 485 . p. F34-F63, Feb. 2003. Disponível em: <https://www.nber.org/papers/w8875.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2019.

LOUREIRO, A.; CRUZ, L. R.; LAUTHARTE JUNIOR, I. J.; EVANS, D. K. O Estado do Ceará no Brasil é um modelo para a redução da pobreza no aprendizado, 2020. Washington, DC: Grupo do Banco Mundial. (Relatório n. 150473). Disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/en/200981594196175640/The-State-of-Ceara-in-Brazil-is-a-Role-Model-for-Reducing-Learning-Poverty>. Acesso em: 29 jul. 2020.

MENEZES FILHO, N. A.; AMARAL, L. F. L. A relação entre gastos educacionais e desempenho escolar. In: ENCONTRO ANPEC, 36., 2008, Salvador. Anais eletrônicos ... Salvador: ANPEC, 2008. Disponível em: <http://www.anpec.org.br/encontro2008/artigos/200807201800160-.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2020.

OLIVEIRA. O Sucesso de Sobral. Instituto Alfa e Beto, 2013. Disponível em: <https://www.alfaebeto.org.br/2013/12/10/o-sucesso-de-sobral-e-as-contribuicoes-do-instituto-alfa-e-beto/>. Acesso em: 04 maio 2020.

OLIVEIRA, V.; MENEZES-FILHO, N.; KOMATSU, B. A relação entre a qualidade da gestão municipal e o desempenho educacional no Brasil. Insper. Centro de Políticas Publicas, Policy Paper n. 34. Ago. 2018. Disponível em:<https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/gestao-municipal-desempenho-educacional-CPP.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2020.

PALERMO, G. A.; SILVA, D. B. N.; NOVELLINO, M. S. F. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Rev. bras. estud. popul. [online]. 2014, v.31, n.2, p. 367-394. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-30982014000200007>. Acesso em: 18 jan. 2020.

PANASSOL, P. E. Gastos educacionais e desempenho escolar em municípios do Rio Grande do Sul. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

PETTERINI , F. C.; IRFFI, G. D. Evaluating the impact of a change in the ICMS tax law in the state of Ceará in municipal education and health indicators. EconomiA, v. 14, n. 3–4, p. 171-184, 2013.

POLITI R.; REIS I. Financiamento da educação e a disparidade no desempenho escolar entre municípios brasileiros. In: ENCONTRO ANPEC, 47., 2019, São Paulo. Anais eletrônicos ... São Paulo: ANPEC, 2019. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/encontro/2019/submissao/files_I/i5-8077df959cc98d5eac7a6ae31a327f8e.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2020.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/download/>. Acesso em: 12 jan. 2020.

REYNOLDS, D. et al. Educational effectiveness research (EER): a state of the art review. In: International Congress for School Effectiveness and Improvement, 24., 2011, Limassol. Full papers… Limassol, 2011. Disponível em: <https://www.icsei.net/icsei2011/State_of_the_art/State_of_the_art_Session_A.pdf>. Acesso em: 18 set. 2019.

REYNOLDS, D. et al. Educational effectiveness research (EER): a state-of-the-art review. School Effectiveness and School Improvement, Springwood, v. 25, n. 2, p. 197-230, 2014.

SAMMONS, P. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 335-392.

SAMPAIO, G. T. C.; OLIVEIRA, R. P. Dimensões da desigualdade educacional no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 3, p. 511-530 set./dez. 2015.

SILVA JUNIOR, L. H.; SAMPAIO, Y. Qualidade da escola e background familiar na formação de capital humano no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 45, p. 275-300, jul./dez. 2015.

SILVEIRA, G. D. et al. Relação entre investimento em educação e índices educacionais para municípios gaúchos no período de 2005 a 2015. In: ENCONTRO ANPEC-SUL, 22., 2019. Maringá. Anais eletrônicos ... Maringá: ANPEC-SUL, 2019. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/sul/2019/submissao/files_I/i2-03b4c26eed9fd35e85bad6658edfb9a5.pdf> Acesso em: 07 mar. 2020.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G. Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, p .492-517. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200007>. Acesso em: 18 mar. 2020.

SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923, jul./set. 2013.

SOBREIRA, D. B., LIMA, J. E.; ARAÚJO, J. A.; JUSTO, W. R. Explicando as diferenças de desempenho educacional no brasil entre estudantes de escolas privadas e públicas. In: ENCONTRO ANPEC, 47., 2019, São Paulo. Anais eletrônicos ... São Paulo: ANPEC, 2019. Disponível em: <https://www.anpec.org.br/encontro/2019/submissao/files_I/i12-dc8dc01ae75a6d479e7127769ccb2d48.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2020.

UNICEF. Indicadores da Qualidade na Educação / Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep, SEB/MEC (coordenadores) – São Paulo: Ação Educativa, 2013, 4ª edição ampliada. 92 p.

VERNIER, L. D. S.; BAGOLIN, I. P.; JACINTO, P. A. Fatores que influenciam o desempenho escolar no Estado do Rio Grande do Sul: uma análise com regressões quantílicas. Análise Econômica, Porto Alegre, ano 33, n. 64, p. 143-170, set. 2015.

Downloads

Publicado

2022-06-29