OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ERROS EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.2693

Palavras-chave:

Obstáculo Epistemológico, Educação Matemática, Aulas, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar sobre a noção de Obstáculo Epistemológico fazendo correlação com o erro em Matemática, estabelecendo relação a algumas situações vividas com alunos ao longo da nossa experiência como professor de matemática na sala de aula do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  As ideias aqui desenvolvidas decorrem de anotações teóricas de aula expositivas sobre o a temática e da leitura de algumas referências pesquisadas para essa atividade. Nossa intenção promover reflexões capaz de nortear a trabalhos futuros, uma vez que o tema em destaque oferece curiosidade para todo o professor que vive esse processo de busca pelo ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Antonio Cardoso do Amaral, Escola CETI Augustinho Brandão

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI/2004) e Mestrado em Matemática no Programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ? PROFMAT, sob a orientação de João Xavier da Cruz Neto, pela Universidade Federal do Piauí (2014). Doutorando em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ingresso em 2021). Professor de Matemática na rede estadual atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola CETI Augustinho Brandão no município de Cocal dos Alves ? PI (2003/atual). Professor efetivo na rede municipal de Cocal dos Alves (PI) para atuar nas Séries Finais do Ensino Fundamental e EJA (licenciado/cedido para o Governo Estadual). Responsável, desde o ano de 2005, em colaboração com colegas professores, no município de Cocal dos Alves (PI), pelo incentivo e treinamento de alunos para as Olimpíadas de Matemática, ajudando na difusão do conhecimento e na inserção de jovens para as ciências. Agraciado em 2015 com o Prêmio Anísio Teixeira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES - CTC/EB (2011/2017). Especialista na área de Matemática para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC (2015/2016). Membro da Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ? PROFMAT (2015/2020). Atualmente é Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI, Membro do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Professores de Matemática - ANPMat (quadriênio 2021/2024), Membro da Comissão Nacional de Olimpíadas da SBM e Presidente do Conselho Fiscal da Academia de Ciências do Piauí (triênio 2020/2022).

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BROUSSEAU, G. Theory os Didactical Situations in Mathematics: didactiques des mathemátiques, 1970-1990. New York: Klumer Academic Publishers, 2002

BROUSSEAU, Guy. A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC, 2006.

BORGES, Walter Aparecido. Obstáculos epistemológicos e linguagem de alunos do ensino médio na aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas. Anais XV EBRAPEM Campina Grande: Realize Editora, 2011.

SCHUBRING, Gert. Os números negativos – exemplos de obstáculos epistemológicos. São Paulo: Física, 2018.

SCHUBRING, Gert. Reflexões sobre o conhecimento científico – Coletivo Gertiano. Curitiba: Appris, 2019.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

AMARAL, A. C. do. OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ERROS EM MATEMÁTICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i1.2693. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2693. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos