AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SOINHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EVALUATION OF LEARNING IN THE SOYBEAN AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL: CHALLENGES AND PERSPECTIVES

Autores/as

  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí
  • Dorismar Pereira da Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11422

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Escola do Campo, Ciências da Natureza

Resumen

Este estudo teve como objetivo geral, analisar as práticas de avaliação utilizadas pelos professores na Escola Família Agrícola (EFA) do Soinho, nas disciplinas de Biologia, Química e Física. Especificamente, objetivou: conhecer as concepções dos professores sobre avaliação da aprendizagem; identificar quais instrumentos de avaliação que os professores utilizam e discutir os avanços e desafios dos processos avaliativos desenvolvidos. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa de campo, de caráter qualitativo e descritiva, com aplicação de questionário estruturado, contendo dez perguntas abertas relacionadas ao tema em discussão. Os resultados mostram que é importante formar continuamente os professores, a fim de que eles atuem como mediadores do processo de avaliação, tornando essa prática inclusiva e não segregadora, como tem sido predominantemente, construindo assim, uma cultura da avaliação como processual e necessária à qualificação dos percursos de aprendizagem escolar.

Citas

FERNANDES, C.; FREITAS, L. C. Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GONÇALVES, A. L.; LARCHERT, J. M. Avaliação da aprendizagem: Pedagogia. Módulo 4, volume 6. Ilhéus: Editus, 2011.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do processo ensinoaprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1991.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.

HOFFMANN, Jussara M. L. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOCH, Valdeci Valentim. Jeito de avaliar. Curitiba: Renascer, 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

ALVES MELO, R. .; PEREIRA DA SILVA, D. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SOINHO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS: EVALUATION OF LEARNING IN THE SOYBEAN AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL: CHALLENGES AND PERSPECTIVES. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i2.11422. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1855. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos