O ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE

PHYSICAL SPACE IN SCHOOL EDUCATION: A DISCUSSION FROM MICHEL FOUCAULT AND PAULO FREIRE

Autores/as

  • Marta Scarpato PUC-SP
  • Newton de Andrade Branda Junior PUC-SP
  • Sonia Aparecida Ignacio da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11413

Palabras clave:

Educação, Espaços físicos, Michel Foucault, Paulo Freire, Sala de aula

Resumen

O objetivo do presente artigo é discutir a importância do espaço físico no processo de ensino-aprendizagem a partir dos pensamentos de Michel Foucault e de Paulo Freire. Para tanto, foi realizado o levantamento de um breve histórico sobre quais eram os posicionamentos anteriores de filósofos, professores, educadores e outros pensadores desde a antiguidade grega até os tempos contemporâneos no ocidente sobre o tema. Em seguida, são apresentados os principais pontos levantados pelo filósofo francês Michel Foucault sobre o assunto no capítulo Corpos Dóceis da terceira parte do seu livro Vigiar e Punir, de 1975, destacando os conceitos de quadriculamento, adestramento, disciplina e docilidade dos corpos, entre outros. Na sequência, é relatado o ponto de vista do educador brasileiro Paulo Freire sobre a relevância de um ambiente adequado para o melhor aproveitamento dos processos de ensino-aprendizagem discutido, entre outros assuntos, em seu livro Pedagogia do Oprimido, de 1974, com ênfase nos conceitos de círculo de cultura, forma dissertativa de ensinar, educação “bancária”, formação-deformação e ser mais, entre outros. Para tanto, utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica e de cunho exploratório. A relevância do estudo está em seu potencial de aprimorar a forma como as salas de aula são vistas e organizadas. A conclusão traz uma síntese crítica de como os dois pensamentos podem ser complementares e auxiliares no entendimento da lógica de configuração dos espaços físicos nas instituições de ensino e, consequentemente, na oportunidade de torná-los mais adequados a um processo de ensino-aprendizagem conscientizador.

Citas

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FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

SCARPATO, M. .; BRANDA JUNIOR, N. de A. .; IGNACIO DA SILVA, S. A. . O ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE: PHYSICAL SPACE IN SCHOOL EDUCATION: A DISCUSSION FROM MICHEL FOUCAULT AND PAULO FREIRE. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i2.11413. Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1851. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos