O ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO COMO FATOR DE PROGRESSO DO PIAUÍ ENTRE OS ANOS 1920 E 1940
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Palavras-chave

História; educação; progresso History; education; progress Historia; educación; Progreso

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o desenvolvimento da educação de nível primário no Piauí nos anos de 1930 e 1940 como um projeto para atingir o progresso do Estado. No século XIX já existia o ideário de que a educação deveria ser uma área de atuação pública, tratando-se de uma base para a modernização do Brasil, no entanto, apenas na década de 1920, foi instalado um espaço mais propício para esses debates, sendo que nas décadas de 1930 e 1940, essa ideia adquiriu maior impulso nos estados por meio de iniciativas centralizadoras do governo federal. A partir da análise de fontes primárias oficiais e hemerográficas, articuladas com aspectos relacionados à modernização (BERMAN, 2010) e ao Estado de Bem-estar (ESPING-ANDERSEN, 1990), identificou-se que as medidas repercutiram no Piauí provocando um considerável desenvolvimento da educação, que ocorreu em meio a uma problemática implantação, notadamente limitada ao Ensino Primário, e mais restrita à capital do estado.

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